Blockchain: Saiba como utilizar a tecnologia no setor público!
A transformação digital no setor público visa a celeridade e desburocratização das atividades administrativas. O uso da tecnologia Blockchain possibilita que as organizações mantenham os seus registros precisos, auditáveis, transparentes e, principalmente, seguros.
Neste artigo você entenderá o que é a tecnologia blockchain, como ela pode ser aplicada ao setor público, além de conferir seus benefícios!
Continue a leitura!
Blockchain: O que é?
A tecnologia Blockchain é responsável por fazer o registro de uma transação de uma moeda virtual – a mais conhecida é o Bitcoin – de forma que esse registro seja imutável e confiável.
Surgida em 2008, ela tem como objetivo a transformação das finanças e a revolução da maneira como se realizam os negócios do mundo. Dentre as informações que são registradas, estão:
- Quantia de bitcoins – ou outras moedas – transacionadas;
- Quem enviou;
- Quem recebeu;
- Quando a transação foi feita;
- Em qual lugar a transação está registrada.
Sendo assim, fica claro que a transparência é uma das principais características da Blockchain. O seu funcionamento se dá pela seguinte forma:
Há o armazenamento das informações de um grupo de transações em blocos, marcando cada bloco com um registro de tempo e data. A cada 10 minutos na blockchain, é formado um novo bloco de transações, interligado ao bloco anterior.
Cada informação que se quer registrar, é criptografada e gera um tipo de código denominado “hash” que é registrado em um bloco de informação. Em seguida, uma parte da hash é utilizada para compor o código que é inserido no bloco seguinte.
Desta forma, é criada uma cadeia de blocos ligados entre si, gerando um tipo de “impressão digital” para cada informação registrada. Caso haja qualquer alteração, ficará marcada.
Em outras palavras, a blockchain pode ser definido como registros descentralizados e compartilhados com as seguintes finalidades:
- Armazenamento de informações sobre a propriedade de ativos;
- Armazenamento de códigos que podem ser executados sem a dependência de um proprietário centralizado.
Leia também: Liderança no Home Office: Como manter equipes engajadas?
Características da tecnologia
Como vimos, a blockchain tem algumas características peculiares que a tornam uma tecnologia extremamente segura e promissora em vários setores, inclusive a administração pública. Confira:
- Sistema seguro (imutável e inviolável)
- Sistema compartilhado (a rede valida as transações e o sistema)
- Sistema transparente (as regras são aplicadas a todos).
Leia também: Metodologia Ágil no Setor Público: Como implantar?
Como utilizar a Blockchain no setor público?
A transformação digital no setor público vem ganhando espaço. Soluções tecnológicas vêm sendo implementadas em diferentes setores da administração pública, de modo que os serviços sejam automatizados, desburocratizados e o cidadão seja melhor atendido.
Certificados digitais, tokens, assinaturas eletrônicas, smart contracts (contratos inteligentes), já fazem parte do cotidiano dos profissionais, principalmente após a chegada da pandemia de Covid-19.
Porém, é comum questionar como a tecnologia Blockchain pode ser utilizada no setor público e é sobre isso que vamos falar agora.
O seu uso pode estar atrelado à Fé Pública, já que a segurança e a confiabilidade ofertada pela tecnologia têm sido comparadas à fé pública conferida pelos documentos na autenticação de documentos.
A Blockchain é capaz de verificar a autenticidade de diversos tipos de documentos digitais como contratos e identidades de pessoas, proporcionando redução de custos e, o melhor, tudo feito de forma on-line.
No caso das licitações, a tecnologia também é bem utilizada. Por exemplo, caso uma empresa decida licitar com a Administração Pública, terá seus dados e informações do processo protegidos.
É válido lembrar que a privacidade e a confiabilidade são garantidos por protocolos criptografados. A permissão de acesso a esses dados pode ser regulada de acordo com os objetivos e as necessidades do órgão à que pertencem.
O objetivo da utilização dessa tecnologia no setor público é a limitação da intervenção humana, através de uma governança algorítmica, diminuindo os seguintes riscos:
- Cometimento de ilegalidades
- Alterações voluntárias
- Corrupção
- Fraudes por parte dos funcionários que têm acesso àqueles dados.
Através do monitoramento preciso, há a prevenção do uso ilícito dos recursos públicos e, também, a garantia da sua utilização apenas para os escopos determinados. Dessa forma, há melhora dos serviços prestados, além da relação do cidadão com a instituição do setor público.
Neste post você conferiu como a utilização da tecnologia Blockchain pode ser utilizada no setor público, seus benefícios e seu conceito.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!
Aproveite e conheça o Ergon, Sistema de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento voltado ao setor público. Acesse nosso site e saiba mais!
Até a próxima.