Melhores Ferramentas de Gestão de Pessoas

A utilização de ferramentas voltadas à gestão de pessoas é importante quando o assunto é o auxílio ao departamento de Recursos Humanos (RH) de uma organização. O uso dessas ferramentas faz parte de estratégias que objetivam a motivação, o conhecimento e o desenvolvimento do profissional.

Por isso, contar com essas soluções tem sido uma das medidas adotadas pelos gestores como estratégia para o desenvolvimento dos colaboradores.

Através da prática, os gestores buscam a atração de profissionais para as devidas funções, priorizando a retenção e engajamentos dos talentos.

Maneiras inovadoras de desenvolver uma boa gestão de pessoas já são estudadas e implementadas nas organizações.

Neste post, apresentaremos sugestões de ferramentas que ajudam a tornar o gerenciamento mais eficaz.

Continue a leitura!

 

Como criar um ciclo PDCA

Gestão de Pessoas: Saiba como criar um ciclo PDCA

PDCA é um método de gestão que apresenta quatro passos, baseados no controle e melhoria contínua de produtos e processos, a partir de planejamento e acompanhamento de resultados.

  • P- do verbo “Plan”, significa Planejar;
  • D- do verbo “Do”, significa Fazer ou Executar;
  • C- do verbo “Check”, significa Checar, Analisar ou Verificar;
  • A- do verbo “Action”, significa Ação para corrigir eventuais erros ou falhas.

O objetivo desta metodologia é o aprimoramento do nível de gestão de pessoas, através de processos internos e externos, além de padronizar informações e reduzir as possibilidades de erros nas tomadas de decisão.

Agora, vamos conhecer as etapas do ciclo PDCA!

Planejar: Todo projeto necessita de um bom planejamento, para que falhas não aconteçam. A partir disso, os problemas e soluções são apontados e discutidos. A realização de um bom planejamento possibilita a otimização do tempo, gerando benefícios para a equipe.

Executar: Após planejar, chega o momento de colocar as ideias em prática. É na fase de execução que todo o planejamento é colocado à prova. Neste processo, são realizadas três etapas: treinamento de funcionários e gestores, realização do plano e coleta dos resultados para futuras análises.

Checar: Nesta etapa do ciclo PDCA, os gargalos existentes no projeto são identificados. Aqui, a análise dos resultados é concretizada e os dados são mensurados para o mapeamento de processos. A checagem deve ser realizada durante o processo de execução e, também, ao seu final.

Ação: É a última etapa do ciclo, em que são aplicadas as ações de correção do projeto. É simultaneamente o fim e o começo, pois após a análise e identificação dos erros, há o reinício do ciclo PDCA.

Gestão de Pessoas

Gestão de PessoasPowered by Rock Convert

A adoção de novas práticas de gestão de pessoas nos meios corporativos é crescente. Destacam-se:

  • Avaliações de potencial;
  • Coaching;
  • Gestão por competências;
  • Avaliações de desempenho e 360º;
  • Pesquisas de clima organizacional;
  • Capacitação de lideranças;
  • Feedback corporativo;
  • Técnicas de recrutamento e seleção;
  • Follow-up.

Para utilizar as metodologias, a fim de atingir os objetivos da organização com resultados satisfatórios, com foco nas pessoas, é preciso que haja uma mudança cultural. O pensamento de que o funcionário que errar deverá ser punido pelo seu gestor já não faz parte das mudanças que estão ocorrendo.

Atualmente, estamos vivenciando um momento em que a humildade, aceitação e reconhecimento das limitações são fontes de aprendizado e desenvolvimento profissional constante.

Leia também: Inovação no Setor Público: Confira 5 dicas!

Modernas ferramentas de gestão de pessoas

7 Ferramentas de Gestão de Pessoas

Conheça, a seguir, algumas ferramentas de comunicação e gestão de pessoas capazes de otimizar os processos em sua instituição.

Teams

Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. Anteriormente conhecido como Skype Teams, o Microsoft Teams é um espaço de trabalho baseado em um chat que integra todas as pessoas, os conteúdos e as ferramentas que a sua equipe precisa para melhorar o seu engajamento e ser mais eficaz.

Spark

Outra opção para estabelecer uma boa comunicação interna dentro da organização é o Spark. Através da ferramenta, é possível conversar com membros da empresa por meio de uma rede independente, de modo que todo o histórico e documentação ficará registrado no próprio computador do usuário.

Google Drive e Dropbox

Essas são plataformas de colaboração global em que arquivos, pastas e documentos são criados, acessados e compartilhados. Os arquivos são armazenados na nuvem e, quem estiver autorizado, pode visualizar e editar os documentos a partir de qualquer lugar. Tanto o Google Drive quanto o Dropbox são excelentes ferramentas para o compartilhamento de documentos entre a equipe de gestão.

Ergon

Desenvolvido por especialistas, o Ergon é uma ferramenta de gestão de pessoas, voltada ao setor público e idealizada para a área de recursos humanos das instituições. Através do Ergon, a folha de pagamento é gerada automaticamente, por meio do acesso a toda a vida funcional do servidor público.

A plataforma é integrada aos sistemas do Governo Federal, como eSocial.

Zoom

Zoom é uma plataforma em nuvem confiável e fácil para conferências de vídeo e áudio, colaboração, bate-papo e webinars em dispositivos móveis, desktops, telefones e sistemas de sala. O Zoom Rooms é uma solução de sala de conferência baseada em software usada em todo o mundo em salas de reunião, conferências, grupos e salas de treinamento, assim como em escritórios executivos e escolas.

Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto que utiliza o método Kanban.  Este é uma metodologia japonesa para controle do fluxo de produção, que usa cartões coloridos. O método Kanban utiliza três tipos de cartão: para fazer, executando e concluído. Isso permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. Este tipo de sistema facilita o gerenciamento das tarefas que sua equipe terá que realizar nos prazos estipulados.

Gupy

A plataforma Gupy auxilia na centralização da gestão do processo de recrutamento em um sistema simples, aumentando a assertividade.

Seu principal diferencial: mapear o perfil da empresa e criar um detalhado perfil dos candidatos, facilitando a identificação dos profissionais mais adequados para cada vaga.

Leia também: Alta Performance: Desenvolva os integrantes do seu time!

Gostou? Você conferiu algumas ferramentas de gestão de pessoas que são ideais para criar uma gestão mais estratégica, comunicativa e dinâmica. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.