Liderança no Home Office

Liderança no home office: Como manter equipes engajadas?

A pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus (Covid-19) promoveu rápidas mudanças e que não foram necessariamente ruins. A liderança no home office pode ser considerada um desafio para alguns gestores, mas, com as dicas que daremos hoje, você verá que é possível gerenciar sua equipe e manter a produtividade e eficiência!

Continue a leitura!

Liderança no Home Office: Promoção de engajamento

Embora a prática do home office não seja novidade em alguns setores, a mudança para o trabalho 100% remoto trouxe algumas dúvidas e preocupações aos gestores acerca da produtividade e engajamento dos colaboradores e integrantes dos times.

Uma das perguntas que permeiam a mente dos líderes é: Como manter a equipe engajada?

Pois bem, essa pergunta é fácil de ser respondida e você confere a solução agora!

Graças à evolução da transformação digital e à possibilidade de manter os processos interligados através da nuvem, o trabalho remoto pode ser realizado facilmente em diversas áreas de atuação. Muitas organizações já adotam o regime de trabalho flexível, em que os colaboradores têm a opção de trabalhar em home office determinados dias da semana. Como dissemos, jornada de trabalho flexível, ou seja, não 100%.

Isso acontece devido à necessidade de reuniões e acompanhamento do desenvolvimento das atividades por parte dos gestores junto aos colaboradores.

Porém, com a chegada da pandemia, todo o processo passou a ser 100% em regime de home office e, surpreendentemente, rendeu ótimos resultados, como aumento de produtividade.

Já sabemos que um dos fatores do aumento de produtividade refere-se à economia de tempo com deslocamento, principalmente em cidades que possuem trânsito intenso e locais mais distantes, como é o caso de São Paulo (SP).

Para manter a equipe engajada, fez-se necessária a utilização de ferramentas e plataformas on-line que permitem a comunicação instantânea e o devido acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos colaboradores. É válido lembrar que o engajamento não é apenas a disponibilidade de comunicação entre o colaborador e seu líder e, sim, a possibilidade de interação com todos os envolvidos na organização. Ou seja, a realização de happy hours virtuais e ações de employer branding também permitem que haja maior engajamento dos integrantes dos times.

A seguir, vamos apresentar as principais ferramentas utilizadas pelos gestores para manter a equipe engajada no home office.

Confira!

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Confira as principais ferramentas utilizadas pelos líderes e gestores no Home Office

Antes de falarmos sobre as ferramentas utilizadas, é bom salientarmos que boas práticas devem ser aliadas ao uso da tecnologia. Não adianta recorrer aos recursos tecnológicos se não souber liderar, concorda? Sendo assim, confira, a seguir, algumas dicas para realizar a gestão de pessoas de forma eficiente.

Demonstre confiança

Para manter a equipe segura, produtiva e engajada, é necessário que o líder inspire confiança e também a demonstre junto aos integrantes do seu time. Para isso, a principal dica é cobrar na dose certa, sem perguntas repetidas em situações em que já se tenha obtido a resposta satisfatória. Outra prática que demonstra confiança é não ligar, mandar e-mails ou entrar em contato através de outras plataformas de mensagens instantâneas fora do horário de expediente ou durante o horário de almoço.

Delegue as atividades com eficiência

Nos tempos atuais, a ideia de chefe centralizador não faz, ou, pelo menos não deveria fazer parte da rotina da organização. Queremos dizer que o ideal é que as tarefas sejam delegadas por atividade e não por horário. É importante que o gestor deixe claro as expectativas referentes aos detalhes da tarefa, como prioridade, prazo e resultados. Em home office, o ideal é potencializar a entrega e os resultados.

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Promova ensinamentos referentes à produtividade

O trabalho 100% remoto pode ser uma situação nova para muitos profissionais e, ao ajustar a rotina, o colaborador pode sentir alguma dificuldade. Por isso, o líder da equipe deve auxiliar os integrantes rumo à produtividade e organização da rotina, de forma que o ritmo de produção seja mantido e até otimizado. Estabelecer prazos permite que a confiança e o compromisso sejam firmados.

Agora que vimos algumas dicas de boas práticas na gestão de pessoas, vamos conhecer as principais ferramentas voltadas à liderança no home office?

Ferramentas de conversas instantâneas

Vimos que a comunicação é o principal meio para manter a equipe engajada e produtiva. Por isso, contar com ferramentas de conversas instantâneas é imprescindível. Plataformas como Microsoft Teams, Skype, Whatsapp, Telegram e Slack são algumas ferramentas utilizadas pelos líderes para manter a comunicação com seus colaboradores.

Aplicativos para gerenciamento de projetos

Como vimos, uma das grandes preocupações dos gestores em tempos de home office é justamente o acompanhamento da evolução das atividades. Sendo assim, a utilização de aplicações que permitem o gerenciamento de projetos é de gran valia tanto para os gestores quanto para os colaboradores. Dentre essas ferramentas, podemos citar: Trello, Flowup, Asana, Basecamp, entre outras.

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Videoconferências

A realização de videoconferências permite um maior engajamento dos colaboradores. As reuniões que antes eram presenciais passaram a ser virtuais, e isso é um ponto positivo, já que não há atrasos devido à necessidade de deslocamentos e os projetos podem fluir com mais velocidade. A virtualização da comunicação também permite maior interação entre os integrantes do time e os gestores. Porém, não podemos deixar de lado outros recursos como a utilização de imagem e voz nas reuniões. Plataformas como Microsoft Teams, Skype, Hangouts Meeting e Zoom são algumas das ferramentas que possuem recursos utilizados nas reuniões.

Compartilhamento de arquivos

Em tempos de inovação e digitalização não existe espaço para burocracias e utilização de papéis. Aplicativos que utilizam a cloud computing (computação em nuvem) permitem o compartilhamento de arquivos e documentos, importantes para o andamento da organização. Até mesmo os contratos passaram a ser digitais seguindo a tendência dos smart contracts. Para saber mais sobre esse assunto, confira este artigo completo!

Para o compartilhamento de arquivos, são utilizadas ferramentas como Google Drive, Icloud, DropBox, entre outras.

Mantenha sua equipe engajada

Compreendemos, até agora, algumas dicas de boas práticas e conhecemos as ferramentas e aplicações usadas pelos líderes para promover alinhamento e engajamento entre os colaboradores dos times. É importante lembrarmos que as reuniões devem ser objetivas e realizadas apenas quando realmente necessário. É bom estar atento, também, à prolixidade. Evite escrever textos longos – prefira resumi-los em tópicos e destacar os pontos mais importantes.

Utilizar métodos ágeis também é importante. Por exemplo, realizar a daily meeting – reunião em que é possível alinhar as tarefas do dia, além da review meeting – para acompanhar o andamento ao fim do expediente -, são estratégias que promovem maior integração entre o time e o gestor, além de possibilitar troca de feedbacks, planejamento de próximos passos, resolução de problemas e possíveis dúvidas.

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Neste artigo, abordamos a liderança em home office e mostramos as principais soluções utilizadas pelos gestores para promover o acompanhamento das atividades e o engajamento entre a equipe de colaboradores. Você também conferiu dicas de boas práticas de gestão de pessoas!

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você.

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Até a próxima!

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