people-analytics

People Analytics: Entenda a sua importância para a gestão

Com o advento da transformação digital, os padrões de gestão de pessoas e recrutamento e seleção vêm passando por algumas mudanças. O people analytics vem destacando-se a cada dia que passa nas organizações e, diga-se de passagem, trazendo bons resultados.

Visando melhorar o desempenho e manter os colaboradores novos e já existentes alinhados às estratégias da instituição, a implementação do people analytics no setor de Recursos Humanos (RH) traz vantagens tanto para a instituição, quanto para os seus colaboradores.

Neste post, você vai entender o seu conceito, vantagens e os impactos na gestão de pessoas.

Continue a leitura!

O que é People Analytics?

Em sua tradução para a língua portuguesa, people analytics significa “análise de pessoas”. 

O seu objetivo é a promoção da gestão de pessoas orientada aos dados coletados e organizados pela instituição, a fim de obter diagnósticos e informações precisas sobre as equipes da organização por meio de softwares que cruzam informações de várias fontes.

Assim, é possível otimizar o gerenciamento dos Recursos Humanos já que o people analytics auxilia os gestores nas tomadas de decisões de forma mais assertiva sobre os colaboradores.

Engajamento, produtividade, satisfação dos funcionários, são alguns fatores mensuráveis através das análises. Desta forma, os responsáveis pelo setor de gestão de pessoas consegue traçar estratégias voltadas aos objetivos da instituição, envolvendo o bem-estar dos funcionários, além de manter o nível de produtividade em alta.

O processo de people analytics passa pelos seguintes estágios:

  • Cálculo: A seguir, vem a etapa da análise dos dados coletados. É neste momento que o analista consegue as respostas para as perguntas realizadas;
  • Análise: Por meio da análise dos resultados obtidos nas etapas anteriores, torna-se possível alinhar as estratégias e tomar as decisões de forma mais assertiva. Nesta etapa, descobre-se novas tendências, gargalos, forças e possíveis problemas, e assim, é possível melhorar a conduta da instituição;
  • Modelagem: Nesta fase, é possível realizar o cruzamento de dados e obter visões estratégicas sobre distribuição de benefícios, programas de incentivo, entre outros.

Leia também: RH estratégico: Como beneficia a gestão pública?

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, há quatro níveis de classificação no analytics que são definidos pelo tipo de informações que oferecem, a saber:

  • Descriptive: Informa a descrição de eventos já ocorridos
  • Diagnostic: Fornece um diagnóstico, em que é possível a apuração das causas de determinado problema, por meio de técnicas voltadas à extração de dados e estatísticas
  • Predictive: As informações são extraídas de dados históricos e ajudam a prever eventos futuros
  • Prescriptive: Essa fase é avançada e permite a obtenção de perspectivas acerca de problemas futuros, objetivando a minimização dos seus impactos à organização.

Leia também: RH: Saiba as diferenças entre departamento pessoal, gestão de pessoas e recursos humanos

people-analytics

Importância do People Analytics na gestão de pessoas

Como vimos, o people analytics é importante para os setores de gestão de pessoas e recursos humanos de uma organização.

Além de auxiliar os gestores na definição das estratégias, a cultura orientada a dados também possibilita redução de custos, maior engajamento dos profissionais, redução de turnover e o alcance dos resultados organizacionais positivos em menos tempo.

O investimento também ajuda a organização no processo de inovação e consequentemente, a destacar-se no mercado.

Dentre os seus benefícios estão:

  • Contratações mais acertadas
  • Ações e resultados mensuráveis
  • Controle dos processos internos
  • Produtividade do setor de RH

A chegada e o crescimento da inteligência artificial e do machine learning nas organizações, contribuem para a coleta e análise de dados, de modo que há o fortalecimento das instituições do setor público.

Neste artigo você entendeu o conceito de people analytics, como ocorre o processo de mensuração dos dados coletados e a sua importância para as instituições do setor público. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Gestão de PessoasPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.