RH

RH: Saiba as diferenças entre departamento pessoal, gestão de pessoas e recursos humanos

É comum que muitas pessoas ainda possam confundir a atuação do RH nas instituições.

Ao longo do tempo, o setor sofreu algumas modificações. É válido salientar que sua organização depende da estrutura da empresa, como porte, atividade e gestão.

Neste post vamos explicar a diferença entre Departamento Pessoal, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos!

Continue conosco.

RH: Entenda seu funcionamento

As empresas e organizações do setor público, contam com um departamento fundamental, chamado Recursos Humanos (RH) que é responsável pela administração dos comportamentos internos e a potencialização do capital humano.

O RH possui um conjunto de habilidades, métodos, técnicas e políticas, cujo objetivo é a seleção, gerenciamento e norteamento dos colaboradores em direção às metas e objetivos da organização.

Por isso, uma das principais atribuições da função de recursos humanos é adquirir, desenvolver e reter os colaboradores da instituição, além de alinhar as políticas de RH com as estratégias organizacionais.

Embora sejam parecidos, existem diferenças na atuação entre departamento pessoal, gestão de pessoas e recursos humanos.

Entenda a seguir!

Leia também: Tendências para Gestão de Pessoas no Setor Público!

Departamento Pessoal

O departamento pessoal possui atribuições diferentes do setor de RH. Embora, muitas vezes os profissionais possam trabalhar na mesma sala, é importante ressaltar que há diferenças em suas funções.

Originado na década de 30, o departamento pessoal possui como atividades a contratação e demissão de colaboradores, realização dos devidos pagamentos, realização do pagamento de vale transporte e alimentação, e mais:

  • Definição da carga horária da jornada de trabalho dos colaboradores
  • Realização de contratos
  • Registros na carteira de trabalho
  • Aposentadoria
  • Férias
  • Cálculos de indenização trabalhista
  • Licença maternidade
  • Pagamento de 13º salário
  • FGTS e INSS

Ou seja, o departamento pessoal é responsável pela parte burocrática relacionada aos pagamentos e provimentos dos colaboradores.

Leia também: RH Mobile: Conheça a ferramenta de gestão de pessoas e R&S

RH

Gestão de Pessoas

O setor responsável pela gestão de pessoas, tem como principais atividades a administração e gerenciamento. Dentre o seu principal objetivo está a administração de forma eficiente os profissionais, bens e serviços prestados.

A gestão de pessoas geralmente é realizada pelos gestores que compõem as diversas áreas da instituição.

Dentre as principais atribuições relacionada à gestão de pessoas, podemos citar:

  • Desenvolvimento profissional dos colaboradores
  • Cultura organizacional
  • Incentivo ao trabalho em equipe
  • Liderança
  • Capacidade de flexibilidade
  • Relacionamento interpessoal

Como vimos, a gestão de pessoas possui atribuições diferentes do departamento pessoal.

Leia também: Alta performance: Desenvolva os integrantes do seu time!

Porém, mesmo com atividades distintas, os setores de RH, Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas, de certa forma, estão interligados.

No setor público, o papel tradicional do setor de recursos humanos enfatiza duas funções referentes às rotinas de processamento de tarefas administrativas como pagamentos, benefícios da aposentadoria e afins, e, a proposição de leis, regulamentos e regras. Na maioria dos órgãos públicos brasileiros, a área de RH ainda continua limitada à esse papel, sendo conhecida como “departamento pessoal”.

Para otimizar o RH da sua instituição, contar com um sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento, como o Ergon, é uma boa alternativa.

Desenvolvida por especialistas, a solução voltada ao setor público gera automaticamente a folha de pagamento mediante as informações da vida funcional, integrado com os sistemas do Governo Federal. O Ergon, permite ainda, a inclusão de diversos regimes jurídicos para uma mesma instituição.

A descentralização da entrada de informações garante que a qualidade dos dados facilitem a informatização da gestão pública. Para saber mais sobre o sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento, agende uma conversa com nossos especialistas!

Neste artigo você compreendeu a diferença entre RH, Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Iniciativa privada influencia a gestão públicaPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.