RH-estratégico

RH Estratégico: como beneficia a gestão pública

Para que uma organização obtenha sucesso, engajamento dos colaboradores e crescimento contínuo, é imprescindível contar com o RH Estratégico!

Mas, você sabe como é a sua atuação no setor público?

É sobre isso que vamos falar neste post. Saiba o que é RH estratégico e a sua importância para as organizações!

Continue conosco.

RH Estratégico: O que é?

Após a década de 90, o setor público começou não só a observar, mas também vivenciar as transformações que ocorreram devido à evolução da globalização e dos processos de transformação digital.

Em outras palavras, a administração pública passou a adotar mudanças em sua cultura organizacional tornando-se mais voltada aos resultados. É aí que entra em cena o RH estratégico.

As tecnologias emergentes em conjunto com a hiperconectividade possibilitam que milhões de dados sejam produzidos a todo o momento. Diante deste cenário, as instituições mensuram as informações produzidas objetivando traçar a melhor estratégia para sua gestão.

A gestão de pessoas também vem acompanhando as novas tendências e agora passa a contar com uma visão mais estratégica quando o assunto é captação e retenção de talentos. 

O setor de recursos humanos adota os dados como referência para as tomadas de decisões mais acertadas, além de melhorar suas atividades com o auxílio de novas tecnologias de ponta.

Leia também: RH: Saiba as diferenças entre departamento pessoal, gestão de pessoas e recursos humanos

Dentre os objetivos dos profissionais da área com a utilização de dados, podemos citar:

  • Aquisição de talentos de acordo com a estratégia institucional
  • Definição de objetivos organizacionais mais desafiadores
  • Planejamento estratégico

É importante ressaltar a importância da valorização do capital humano e, também, dos recursos disponíveis na instituição. 

rh estratégico

Características do RH estratégico

Agora que vimos o conceito, vamos conhecer as principais características deste movimento da área de recursos humanos.

1.Visão de dados

O processo de coleta, tratamento, análise e interpretação dos dados relacionados aos funcionários da organização é denominado people analytics e tem como objetivo a potencialização da gestão de pessoas e do RH estratégico.

Otimizar os processos e manter os colaboradores engajados fazem parte das ações que visam o aumento dos resultados finais da organização e facilitam a tomada de decisão tornando-a mais voltada ao perfil organizacional.

Contar com softwares como um sistema de gestão de pessoas completo é fundamental para que os processos sejam otimizados e desburocratizados.

Porém, no caso da utilização do people analytics, é importante que os colaboradores do setor de RH estejam aptos a lidar com dados. Do contrário, eles podem não surtir o efeito desejado.

Leia também: RH Mobile: Conheça a ferramenta de gestão de pessoas e R&S

2. Liderança estratégica

Não tem como falarmos em RH estratégico, sem mencionar a liderança estratégica, não é verdade?

A cada dia que passa, o modelo tradicional de hierarquização nas organizações vem decaindo. A transformação digital também provocou mudanças no modelo de gestão tornando-o mais atualizado e colaborativo.

Desta forma, a cultura organizacional passa a ser focada na busca dos melhores resultados em conjunto.

3. Adeptos ao Home Office

A pandemia de covid-19 forçou a mudança do local de trabalho, fazendo que os colaboradores passassem a desenvolver suas atividades laborais a partir da sua casa. O resultado foi muito positivo e a tendência é que a modalidade de trabalho remoto tenha chegado para ficar de vez.

Em um cenário pós-pandemia, é importante que a organização mantenha o mindset inovador, permitindo a extensão da modalidade em Home Office. A tendência é o aumento da produtividade, engajamento e retenção de talento. Consequentemente, a empresa alcançará resultados efetivos em pouco tempo.

Leita também: Como o pós-pandemia impactará a gestão de pessoas?

Neste post exploramos o conceito do RH estratégico, além das características que o setor deve explorar para alcançar resultados mais efetivos em curto prazo. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Conheça o Ergon, nosso sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento voltado ao setor público.

 A solução foi desenvolvida por especialistas em tecnologia e recursos humanos fornece inteligência e informações específicas para gestores, levando eficácia à tomada de decisão!

Quer saber mais? Agende uma conversa com nossos especialistas!

Gestão de PessoasPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.