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Comportamento profissional: como difundir entre minha equipe?

O comportamento profissional é uma soft skill bastante procurada hoje em dia. Ele está diretamente ligado com a cultura organizacional difundida internamente. As atitudes, competências e habilidades estão cada vez mais diversificadas e deixar isso claro entre a equipe é essencial para gestores e lideranças. 

É imprescindível que o comportamento organizacional esteja ligado com a cultura da empresa. Então, ao defini-lo e repassar aos servidores ou colaboradores, é preciso entender os processos internos.  

Continue a leitura e saiba como definir e difundir o comportamento profissional! 

Índice

O que é comportamento profissional? 

O comportamento profissional é uma série de ações e pensamentos tomados no dia a dia, que impactam diretamente os resultados de uma tarefa e toda a equipe. Para ser um profissional completo, não são necessárias apenas hard skills 

A postura profissional na tomada de decisões e ações diárias de um colaborador é um dos principais fatores analisados quando falamos de performance. Ela é um dos pré-requisitos para formar um time de sucesso. 

Assim, os gestores e líderes devem exemplificar os comportamentos, enquanto os colaboradores ou servidores, deverão adaptar as soft skills que já possuem e desenvolver novas.  

Como a postura profissional pode ser avaliada?  

Mas como realizar isso tudo? Essa dúvida é bastante comum, visto que a teoria às vezes pode soar distante da prática. Algumas ações simples podem ajudar você a avaliar o comportamento profissional de uma equipe.  

Confira a seguir: 

  • Realize avaliações comportamentais; 
  • Avalie e realize a adequação de cada um para a função adequada; 
  • Invista em treinamentos; 
  • Utilize ferramentas e tecnologias para análise de perfis e treinamentos; 
  • Analise características essenciais para um bom clima organizacional.

Como difundir um bom comportamento profissional na minha equipe? 

O desenvolvimento de um comportamento profissional também parte de habilidades e posturas desenvolvidas por líderes e gestores. Por isso, é necessário definir algumas questões importantes para passar aos demais. 

Defina como falar   

O tom de voz correto é um fator que provoca grandes alterações na comunicação. Caso ele não esteja de acordo com a cultura organizacional ou seja utilizado de forma errônea, ele pode causar uma impressão totalmente diferente daquela que deveria ser passada.  

Por isso, procure observar como a comunicação está sendo repassada para a equipe e procure deixar claro de que aquela é a forma como as pessoas se comunicam na empresa.  

Demonstre organização  

Muitos problemas ocorrem por falta de organização. Demonstre que a empresa é um local organizado e dê exemplos no dia a dia de como o trabalho e equipe de forma estruturada trazem resultados para todos. 

Promova a interação  

A interação é o momento de mostrar que o engajamento entre todos os envolvidos é importante para os resultados e performance. Para isso, promova sempre a participação de todos. 

Exerça uma liderança e gestão participativa 

Evite começar o dia gerando situações estressantes. Ofereça disponibilidade para ajudar a resolver problemas e se coloque à disposição para ajudar, caso sejam encontrados desafios que impossibilitem a conclusão de um projeto. 

Promova o bem-estar  

Mostre que não somente a produtividade é importante, mas que o autocuidado também deve estar nas prioridades. Afinal, ninguém consegue ser produtivo quando está com problemas físicos e emocionais. 

Divulgue sempre a cultura organizacional e compliance 

Além de estar de acordo com a cultura organizacional e compliance, as lideranças e gestores devem sempre ser verdadeiros divulgadores delas. Seja em vídeo, slides, texto… Procure sempre trazer os códigos de conduta à tona para manter todos alinhados. 

Promova ações 

Não deixe que a postura comportamental buscada fique apenas no papel. Promova ações e deixe que as pessoas também participem delas. Assim, é criado um ambiente acolhedor e ativo, onde todos têm suas opiniões ouvidas.  

Comportamento profissional: promova a cultura organizacional 

Ao longo deste artigo, percebemos que a postura organizacional deve ser moldada pelos códigos de conduta de um local, que precisa prezar pela divulgação a toda a equipe. Lembre-se de que essas características devem funcionar em todos os níveis hierárquicos, essencialmente naqueles que devem dar exemplos aos demais. 

A tecnologia também pode ser uma aliada nesse processo, como é o caso de sistemas de gestão de pessoas. O Ergon, por exemplo, é um software que permite a gestão de talentos seja realizada, por meio do registro de habilidades e competências, além de acompanhamento de treinamentos e capacitações. 

Gestão de Pessoas

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