Realizar a gestão de talentos é uma das estratégias mais importantes para o setor de Recursos Humanos. Para crescer de forma inovadora e manter a produtividade em um nível alto de qualidade, é preciso entender a necessidade de investir nos talentos presentes em uma organização.
São muitos os desafios que o departamento encontra no dia a dia, as funções administrativas levam boa parte do tempo do trabalho e a gestão de pessoas acaba se prejudicando no meio do caminho.
No entanto, não é nem preciso afirmar que investir em gestão de talentos é como o combustível dos negócios, não é mesmo? Muitas pesquisas já apontam isso há muito tempo. Dessa forma, é preciso um olhar mais analítico sobre o tema.
Continue a leitura e entenda a importância da gestão de talentos, além de como fazer isso na prática.
O que é e qual a importância da gestão de talentos?
A gestão de recursos humanos evoluiu bastante ao longo dos anos e passou de ser meramente administrativa para, de fato, ser mais analítica, estratégica e, principalmente, data-driven.
Essa nova forma de enxergar os colaboradores ou servidores públicos, trouxe à tona uma ferramenta que mostra como o investimento no capital humano é o presente e futuro das organizações. Apesar da tecnologia ocupar um espaço de protagonismo, ainda são os humanos que estão por trás de computadores e sistemas.
Tendo isso em vista, fica clara a importância da gestão de talentos, seja para o setor público ou privado. Confira, logo abaixo, os processos que estão ligados a gestão de talentos:
Mapear talentos
Consiste na busca por talentos que uma organização precisa, estejam disponíveis para o mercado de trabalho ou em ocupação em outras organizações.
Atrair talentos
O foco nessa etapa é apresentar a empresa ou a instituição como competitiva, para que aqueles talentos mapeados possam se atrair por ela. Aqui, é recomendado trabalhar o conceito de employer branding.
Recrutar talentos
Esse é o momento em que os talentos que foram atraídos são triados e convidados para um processo seletivo na empresa.
Selecionar talentos
Entre os talentos recrutados, é necessário um olhar clínico para entender quais são os que estão mais alinhados com o que é buscado, além da cultura organizacional, perfil da equipe, entre outros fatores importantes.
Treinar e desenvolver talentos
Após o processo de recrutamento, é chegado o momento de preparar o novo colaborador para as funções que irá desenvolver para que ele se sinta parte de um todo e apresente bons resultados.
Reter talentos
Para que as pessoas permaneçam, é preciso oferecer condições que sejam favoráveis, como benefícios, reconhecimento, alinhamento cultural, entre outros fatores, que são pontos importantes para a retenção.
Promover talentos
O espaço para crescimento também é um fator importante de permanência em uma organização.
Avaliar o desempenho
Avaliar o desempenho da gestão é uma forma de saber se as estratégias de gestão de talentos estão sendo eficazes e se existe um crescimento nos colaboradores ou servidores.
Como fazer uma boa gestão de talentos no setor público?
Saber como fazer uma boa gestão de talentos no setor público, para além de retenção, é entregar um bom serviço para a população em geral e um ambiente de trabalho saudável aos servidores.
Confira o que deve ser feito para realizar a gestão de talentos no serviço público:
- Registro e acompanhamento da formação e capacitação de cada pessoa.
- Apontamento das habilidades e competências de cada pessoa e comparação com as aptidões e conhecimentos exigidos pelo cargo ocupado, gerando demandas de capacitação e treinamento.
- Controle e acompanhamento de eventos e treinamentos oferecidos pela instituição, com agendamento, controle de inscrições, avaliação, entre outros.
- Cadastro de instrutores habilitados a ministrar treinamentos.
A gestão de talentos caminha lado a lado com o melhor proveito das hard skills e soft skills, além disso, praticar a gestão é melhorar ainda mais as duas.
Gestão de pessoas no setor público: conheça o Ergon
A tecnologia é uma grande aliada para uma boa gestão de pessoas e talentos no setor público. O Ergon é um sistema de gestão de folha de pagamento e pessoas, que como todo ERP, é modular. Entre os módulos disponíveis, está o de gestão de talentos.
Com o módulo de gestão de talentos, é possível fazer todo o controle da capacitação de cada servidor público e, também, o cadastro de instrutores habilitados a ministrar treinamentos.
Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita.