Orientação por dados: Saiba o que é e como aplicá-la em sua gestão!

A orientação por dados é importante para que os gestores possam obter embasamento na tomada de decisão, tornando-a mais assertiva e efetiva. Com o advento da transformação digital, os dados passaram a ser produzidos em volumes e velocidades maiores.

Sendo assim, as ações dos gestores das instituições do setor público, passam a ser pautadas pelos dados relevantes extraídos e analisados. Daí, surge a cultura orientada a dados e à resultados.

Neste post, você vai entender o funcionamento e a importância da orientação por dados no setor público.

Continue conosco!

Orientação por dados: Entenda seu significado

Estamos vivenciando a era digital. Sensores, sistemas, inteligência artificial, automação de processos e outras formas de produção de dados digitais, já fazem parte do cotidiano de todos os cidadãos e setores, inclusive a administração pública.

Com a rapidez das mudanças dos processos e a velocidade das informações, os gestores e líderes deparam-se com a necessidade de tomadas de decisões cada vez mais ágeis e, para isso, contar com a tecnologia é fundamental.

A gestão orientada a dados pode ser definida como uma forma de gerenciamento que utiliza dados verificáveis e confiáveis para a tomada de decisão de maneira mais assertiva e eficiente. Desta maneira, há redução de custos na organização e os projetos tornam-se mais efetivos.

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a orientação por dados permite que o governo seja capaz de antecipar as tendências sociais e compreender as necessidades dos usuários.

Porém, um dos desafios encontrados pela alta administração é a capacitação dos gestores para a leitura e interpretação dos dados. Surgem, então, as equipes voltadas à orientação por dados, responsáveis pela análise, mensuração dos resultados e pela performance.

Princípios da gestão orientada por dados

Até agora, você compreendeu o conceito da cultura orientada a dados. Veja, a seguir, os princípios que a gestão deve seguir:

  • Privacidade: Os dados utilizados pelo setor público devem seguir os princípios da LGPD.
  • Transparência: A população deverá ter acesso aos dados, que precisam ser completos, acessíveis, atuais, processáveis por máquinas, entre outros critérios. É necessário seguir os princípios da Lei de Acesso à Informação.
  • Inteligibilidade: A organização deverá ser capaz de encontrar e compreender os dados que são de seu interesse
  • Rastreabilidade: Os dados deverão ser rastreáveis e acompanhados de ponta a ponta
  • Escalabilidade: A arquitetura de dados deve ser construída de maneira a suportar o crescimento exponencial
  • Confiança: A arquitetura de dados disponibilizada deve ser confiável e verificável
  • Segurança: Todas as organizações deverão ser capazes de prover medidas visando a proteção e mitigação de riscos relacionados à vazamento e possíveis perdas dos dados armazenados pela gestão.

orientação por dados

Cultura orientada à Resultados

A cultura orientada à resultados tem sua definição baseada na capacidade do profissional em concretizar os objetivos da atividade, para que desta forma, garanta que os resultados sejam alcançados conforme o planejado.

Quando o gestor é orientado à resultados, além de buscar métodos de alcançar o objetivo da organização, também compartilha conhecimentos de forma que a equipe também torna-se orientada aos resultados, impactando positivamente a instituição.

Afinal, quais são as características do profissional voltado à resultados? Conheça algumas a seguir:

  • Comprometimento
  • Aceitam correr riscos
  • Assumem responsabilidades pelo sucesso ou fracasso
  • Possuem objetivos ambiciosos, mas, realistas
  • Sabe priorizar atividades

Entre outros.

Os gestores são fundamentais na implementação da cultura orientada à resultados. Eles devem especificar o que é esperado dos integrantes do time, além de explicar o papel e a importância das pessoas neste processo, com clareza.

Para aplicar a orientação à resultados, os líderes podem seguir alguns passos, respondendo algumas perguntas que veremos a seguir:

  • Quais são os resultados esperados de mim no ambiente de trabalho?
  • Quais resultados eu espero dos membros da minha equipe?
  • O que eu posso esperar, de resultado, dos meus colegas gestores e fornecedores?
  • Algum acordo foi realizado, acerca desses resultados com as partes envolvidas?

A comunicação é imprescindível no processo da orientação por dados e, também, por resultados.

Na gestão das instituições públicas, a cultura orientada por dados refere-se ao data driven. A ideia da metodologia é a utilização do analytics, ou, a análise computacional de grandes volumes de dados (Big Data), objetivando a resolução de problemas e a obtenção de insights.

Neste post, você entendeu o conceito da orientação por dados no setor público e conferiu dicas para implementá-la em sua equipe. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. 

Conheça o Ergon, nosso sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento voltado ao setor público.  Acesse nosso site e conheça as funcionalidades da solução!