avaliação e treinamento

Avaliação e treinamento: o que é e como a tecnologia pode auxiliar?

Avaliar e treinar os servidores de um órgão público ou os colaboradores de uma empresa privada é uma ótima maneira de manter a produtividade e aumentar os resultados positivos por longos períodos.  

Para garantir que todos exerçam suas funções com excelência, existe um grande desafio para gestores de pessoas quando nos referimos ao controle de aptidões e necessidades. Para tal, é importante conhecer ferramentas que auxiliem o processo.  

Continue a leitura e saiba como a tecnologia pode auxiliar a avaliação e treinamento. 

O que é a avaliação e treinamento?

A avaliação e treinamento são processos que envolvem a análise de soft skills e hard skills em comparação com as atribuições de um cargo. A partir do conhecimento das necessidades de melhorias, é possível gerar treinamentos para alcançar uma equipe de alta performance. 

A avaliação de desempenho permite identificar os pontos fortes e fracos de cada servidor público, assim como aspectos que precisam ser mais bem desenvolvidos ou gerados. Por meio da análise, é possível entender o que é preciso ser realizado para atingir os resultados esperados.  

Neste cenário, entram as montagens de treinamentos de acordo com o que for analisado. É importante ter em mente que o trabalho não finaliza com o entendimento da necessidade do treinamento e montagem do curso.  

Após a realização do treinamento, é importante reunir métricas que meçam o desempenho e performance ao longo de um tempo pré-determinado. Dessa forma, será possível compreender se o treinamento foi ou não de fato efetivo.  

Qual a diferença entre avaliação de desempenho e avaliação de performance?

Há, ainda, uma diferenciação entre avaliação de desempenho e avaliação de performance. Apesar de serem constantemente utilizados como sinônimos, as duas avaliações são distintas e podem ser complementares.  

A avaliação de desempenho foca no servidor ou colaborador, individualmente. Nela, é feita uma avaliação do conjunto de competências socioemocionais e habilidades técnicas para o alcance de uma meta ou realização das demandas de rotina. 

Já a avaliação de performance, está voltada para a forma como as ações diárias são executadas. Ou seja, neste tipo, são levados em consideração a desenvoltura profissional, assim como os resultados entregues. Ela pode englobar toda uma equipe. 

Quais são os benefícios de investir em avaliação e treinamento?

Compreender a importância de um processo de avaliação e treinamento é crucial para obter as benfeitorias de uma boa gestão de pessoas. Confira, abaixo, algumas das vantagens de aplicar as etapas no setor público. 

Aumento da produtividade

Servidores capacitados e motivados tendem a ser mais produtivos e a desempenhar suas funções de maneira mais ágil e eficiente, o que pode impactar positivamente na produtividade da organização. 

Redução de erros e retrabalhos

Com servidores mais capacitados e qualificados, há uma redução na ocorrência de erros e retrabalhos, o que pode resultar em uma economia de recursos para a organização. 

Melhora do clima organizacional

O treinamento e a avaliação contribuem para a melhoria do clima organizacional, pois os servidores se sentem valorizados e motivados a se desenvolverem e a crescerem profissionalmente. 

Alinhamento das atividades aos objetivos estratégicos

A avaliação de desempenho pode ajudar a identificar as atividades e as competências necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos da organização, permitindo uma melhor gestão dos recursos humanos. 

Atendimento mais eficiente à população

Servidores mais capacitados e motivados tendem a prestar um atendimento mais eficiente e eficaz à população, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos. 

Maior transparência e accountability

Através da avaliação de desempenho e da gestão de competências, é possível avaliar o desempenho dos servidores de forma objetiva e transparente, permitindo uma maior accountability e um melhor controle social sobre a gestão pública. 

Tecnologia como ferramenta para avaliação, performance e treinamento

A avaliação e o treinamento são processos fundamentais para a gestão de pessoas no setor público, trazendo diversos benefícios para a organização, para os servidores e para a sociedade em geral.  

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo, tornando-o mais ágil, eficiente e efetivo. Por isso, é importante investir nesses processos e em sistemas de gestão, visando a melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos. 

O Ergon, por exemplo, é um sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento criado com base nas necessidades do setor público. São diversos módulos abrangentes, que oferecem otimização do workflow e mais autonomia aos servidores públicos.  

Gestão de Pessoas

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.