Gestão de pessoas no setor público

Gestão de pessoas no setor público: veja 6 tendências para 2021

Antes da chegada da pandemia de Covid-19, os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas no setor público já enfrentavam desafios relacionados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das principais competências e habilidades dos servidores públicos e, também, das lideranças. 

As atividades dos órgãos públicos, consideradas burocráticas e dependentes de outras pessoas, como a necessidade de assinaturas em documentos, por exemplo, passaram a ser desenvolvidas à distância, devido à implementação do Home Office em caráter emergencial.

Este cenário reflete a necessidade da presença de habilidades e capacidades nos servidores, para que, de fato, o trabalho continue sendo produtivo e os cidadãos não sejam extremamente impactados.

Frente aos novos desafios, contar com a tecnologia vem sendo primordial para a continuação do fluxo do trabalho, e, consequentemente, novas habilidades vêm sendo cobradas dos servidores.

Autogerenciamento, adaptabilidade e flexibilidade, capacidade de trabalhar com a tecnologia por meio de sistemas e soluções, foram algumas das competências exigidas na prática.

Neste artigo, saiba quais são as tendências de habilidades e competências mais valorizadas em 2021 pela gestão de pessoas no setor público.

Continue a leitura!

Gestão de pessoas no setor público: Tendências para 2021

Todos nós sabemos que o ano de 2020 foi desafiador. As rápidas mudanças exigiram muita adaptabilidade e resiliência para lidar com a pandemia, além de manter a produtividade do trabalho mesmo a distância.

Embora 2021 tenha chegado, os desafios enfrentados no ano anterior ainda permeiam vários setores, inclusive a administração pública.

Neste contexto, a tecnologia se faz presente mostrando a necessidade de otimizar processos internos, reduzir custos e automatizar atividades que antes eram feitas manualmente, como por exemplo, o cálculo da folha de pagamento dos servidores.

Conheça, a seguir, 6 habilidades valorizadas em 2021 pelos profissionais responsáveis pela gestão de pessoas no setor público.

  • Adaptabilidade

Como vimos, a adaptabilidade é uma característica fundamental que em 2021 deverá ser cobrada tanto dos servidores, quanto dos gestores. Além da capacidade de permanecer focado e produtivo frente às adversidades que possam surgir ao longo do caminho, estar apto a operar com novas tecnologias também faz parte das habilidades mais valorizadas este ano!

  • Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é sempre muito bem visto nas organizações tanto do setor público, quanto do privado. Os times devem estar bem integrados para que o desenvolvimento das atividades ocorra de forma fluida. Porém, mesmo com o distanciamento social, a integração entre os integrantes dos times deve estar presente.

A tecnologia possibilita que plataformas de comunicação e gestão de atividades sejam utilizadas de forma remota, de modo que a produtividade em muitos casos, é aumentada. A disposição em ajudar os colegas e se fazer presente mesmo que virtualmente, é outra característica que será exigida dos servidores neste ano que inicia!

  • Capacidade de trabalhar em ambiente virtual

Como dissemos, a tecnologia é um dos principais componentes para o bom funcionamento da instituição e também para o andamento das tarefas dos servidores. Neste cenário que estamos vivenciando, não há mais espaço para atividades realizadas de forma manual que demanda tempo. 

Sendo assim, a otimização de atividades por meio de utilização de sistemas permite maior agilidade e alta performance entre os servidores. 

Para o setor de Recursos Humanos (RH) a regra também é válida, já que é possível contar com um sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento, como Ergon, que possibilita redução de custos, otimização das atividades, mitigação de erros e falhas, além de tornar os processos internos mais ágeis.

  • Inteligência Emocional

A inteligência emocional e a empatia, são duas características que devem fazer parte do cotidiano tanto dos gestores, quanto dos servidores. 

As preocupações acerca da pandemia, o isolamento social e incertezas sobre o futuro ameaçam o psicológico dos trabalhadores que devem fortalecer a inteligência emocional e praticar a empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro para compreender melhor as situações e apoiar os colegas, caso seja necessário.

Os gestores precisam exercitar a percepção das particularidades e limites de cada liderado e assim desenvolver e fortalecer a inteligência emocional.

  • Mentalidade Digital

Como já vimos ao longo do texto, a integração com as tecnologias digitais com modelos de gestão, processos de tomadas de decisão, geração de produtos e serviços e meios de comunicação interna e externa, são primordiais para o andamento das atividades.

Sendo assim, para que tudo ocorra da melhor forma, é importante que os servidores e demais integrantes da instituição possuam a mentalidade digital, voltada à otimização dos processos por meio da utilização de soluções tecnológicas.

  • Visão Sistêmica

Outra habilidade que será bastante exigida em 2021 refere-se à visão sistêmica. Ou seja, os gestores e servidores precisarão saber identificar os principais marcos institucionais e as tendências sociais, políticas e econômicas nos cenários local, regional, nacional e internacional, de forma a embasar e aperfeiçoar a gestão dos projetos e programas.

Conheça o Ergon

Desenvolvido por especialistas em tecnologia e recursos humanos, o Ergon é um sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento voltado ao setor público que fornece inteligência e informações específicas para gestores, levando eficácia à tomada de decisão.

A solução gera automaticamente a folha de pagamento mediante as informações da vida funcional, integrado com os sistemas do Governo Federal, inclusive ao e-social.

O Ergon gera em média, 4,6% de economia na folha de pagamento, sendo utilizado por vários Estados brasileiros.

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