Rio Grande do Sul faz unificação de 14 sistemas de gestão de pessoas e folha com auxílio do Ergon

Entenda como, com a solução da Techne, o Estado partiu de um cenário de dispersão administrativa para a eficiência operacional da gestão dos servidores.

A forte identidade cultural do Rio Grande do Sul coloca este estado entre os mais populares na imaginação dos brasileiros. Afinal, basta falar em gaúcho para que todos saibam a qual região do país estamos nos referindo: há fortes simbologias e tradições envolvidas.

O que pouca gente sabe é que o Estado do RS é um dos mais bem equipados quando se trata de tecnologia. O que gera um modelo de gestão pública diferenciado, com processos de trabalho automatizados e seguindo fluxos lógicos de funcionamento.

Um dos pontos fortes é a gestão de pessoas, amparada pelo sistema Ergon, uma solução da Techne. Com essa solução, a administração pública estadual gerencia folha de pagamento e demais rotinas de RH de mais de 340 mil vínculos/contracheques.

Essa, aliás, é uma história que remonta ao ano de 2004, quando houve a unificação de nada menos que 14 sistemas diferentes.

Vamos entender essa trajetória e também os benefícios que o sistema da Techne oferece ao Estado?

Continue lendo, pois aqui você vai ver:

  • Detalhes da complexidade da gestão de pessoas no governo do Rio Grande do Sul;
  • Um histórico dos investimentos tecnológicos que fazem da gestão pública do RS um modelo a ser seguido;
  • Os benefícios obtidos com a automatização da gestão de servidores por meio do Ergon;

e muito mais!

 

Cronograma apertado: uma solução de mercado para agilizar a implementação da nova forma de gerir RH

Mesmo com toda a competência da Procergs, ficou entendido que o cronograma apertado exigia a busca de uma solução de mercado.

Ao mesmo tempo, já havia maturidade para uma implementação desse porte, que permitisse a tranquilidade de ter tudo permanentemente atualizado às repartições envolvidas — incluindo 17 fundações e autarquias.

Foi, então, preparado um minucioso processo de seleção para a licitação da aplicação, para garantir a contratação correta e vantajosa para a administração pública.

Otimização operacional com o Ergon

A Techne foi a empresa que ofereceu a melhor solução: o Ergon, sistema integrado de gestão de recursos humanos e folha de pagamento desenhado sob medida para a administração pública.

Em síntese, o Ergon proporcionou integração, racionalização e descentralização de processos. Como ele, cada Secretaria de Estado tem seu próprio núcleo de recursos humanos e a Secretaria da Fazenda realiza a folha de pagamento.

 

Consistência e produtividade: um novo momento para a gestão de recursos humanos no Estado do Rio Grande do Sul

Atualmente, há mais de duas décadas após a implementação, são muitas as vantagens obtidas pelo governo do RS. Entre elas destacam-se as que são percebidas diretamente pelos servidores:

  • Melhoria no sistema de autoatendimento;
  • Agilidade na implementação de novos procedimentos e alterações legais;
  • Controle e celeridade em rotinas como perícia médica e segurança do trabalho;
  • Acompanhamento e transparência nas mudanças da vida funcional;

entre outras.

Adeus às planilhas

Para Juliana Debaquer, subsecretária adjunta para Assuntos Institucionais do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, houve um antes e depois com o Ergon. “Nossa folha de pagamento é composta por mais de mil cargos sob dez regimes jurídicos e quatro regimes previdenciários, o que torna nossa estrutura salarial extremamente complexa”.

Juliana conta também que são gerados em torno de 340 mil contracheques mensalmente. E que todo esse contingente de trabalho é hoje executado por apenas 46 servidores — antes eram necessárias 150 pessoas. “Isso só se faz com um sistema extremamente automatizado, robusto e confiável”

Adeus aos erros e retrabalhos

Uma série de controles inerentes ao poder público também exige celeridade e acuracidade. O que o Ergon também proporciona, trazendo tranquilidade às lideranças e ao time responsável pela gestão de recursos humanos.

Com isso, há a certeza de que as apurações de contribuição previdenciária, por exemplo, estão livres de erros, explica Juliana Debaquer.

O Ergon nos ajuda a controlar qualquer evento funcional que tenha reflexo em folha, mesmo aqueles que são retroativos. Então é um sistema bem robusto, completo.

Juliana Debaquer, subsecretária adjunta do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira, a seguir, o depoimento da subsecretária adjunta do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, Juliana Debaquer:

Em resumo,

  • O Ergon reduz a carga de trabalho operacional, automatiza processos e potencializa o controle da gestão de pessoas do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Também descentraliza as rotinas para que diferentes repartições possam aplicar suas próprias regras, sem perder a unidade de governança.
  • Integrado ao Portal do Servidor, plataforma de autoatendimento desenvolvido pela PROCERGS, o Ergon fornece informações sempre atualizadas sobre a ficha financeira, os contracheques, a vida funcional e até simulações de aposentadoria.
  • Outros destaques são os módulos de Avaliação de Desempenho, Capacitação, Gestão de Competências, Compensação Previdenciária, Perícias Médicas, Processo Administrativo e Workflow.

 

Sobre o Ergon

O Ergon é o sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento programado para o setor público. Acelera e dá consistência ao processo operacional a partir de automatizações que contemplam todos os eventos da vida funcional do servidor.

Do processo seletivo à aposentadoria, do ingresso à concessão de benefícios de pensão, o Ergon traz a confiabilidade que o gestor precisa para uma atuação estratégica e a tomada de decisão fundamentada em inteligência de negócio.

O sistema foi escolhido para o maior projeto de modernização de sistema de gestão de pessoas na área pública nos últimos 20 anos, no Estado do Rio de Janeiro, com o processamento da folha de pagamento de mais de 470 mil vínculos e uma despesa anual de R$ 39 bilhões.

A solução tecnológica possui maturidade, consistência e resultados comprovados em produção contínua há 30 anos em estados, municípios e órgãos públicos. Além disso, ele é fundamentado em uma estrutura de regras sistêmicas e sofisticada parametrização, que traduz para o digital toda a legislação de recursos humanos, assegurando maior automatização e menor intervenção operacional, o que confere uma proteção robusta contra equívocos e inadequações na folha de pagamento.

Reconhecido por seu eficiente processo de implantação e com um experiente time de consultores e desenvolvedores, o Ergon garante qualidade e celeridade na migração de sistemas legados e na configuração de uma ferramenta totalmente customizada às diferentes demandas do gestor público.

Iniciativa privada influencia a gestão pública
Lei Geral de Proteção de Dados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.