Estresse no trabalho: como os gestores de RH podem ajudar a diminuir?

O nível de preocupação e ansiedade elevam os desgastes emocionais e físicos dos trabalhadores. Saber evitar e minimizar esses problemas é uma das tarefas dos gestores e demais colaboradores de Recursos Humanos, juntamente a outras áreas correlatas. 

O estresse no trabalho é um assunto bastante debatido na realidade, devido a números expressivos que mostram que o tema deve ser olhado com cautela.  

Durante a pandemia de Covid-19, a busca pelo termo “burnout” na internet, que se refere ao estresse crônico e de longa duração, aumentou em 122%. 

Dessa forma, o estresse no trabalho passa a ser um desafio que deve ser vencido de forma coletiva! 

Continue a leitura e entenda como os gestores de RH podem ajudar. 

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Estresse no trabalho: algumas das causas 

Dados da International Stress Management Association (ISMA-BR) apontam que 72% dos brasileiros são afetados pelo estresse profissional e 32% sofrem de síndrome de burnout. 

O estresse no trabalho atrapalha tanto a vida laboral, quanto a pessoal. Para evitar e amenizar os efeitos causados por ele, é fundamental o reconhecimento dos motivos.  

Se o tratamento dos sintomas de estresse laboral não forem tratados nos estágios iniciais, é possível que o colaborador venha a desenvolver uma síndrome de burnout.  

Confira, logo abaixo, algumas das causas: 

  • Mudanças de prazos; 
  • Metas irreais; 
  • Desencontro de informações; 
  • Ausência de flexibilidade; 
  • Infraestrutura inadequada; 
  • Rotina de sobrecarga de tarefas; 
  • Liderança confusa; 
  • Pressão excessiva; 

Entre outras! 

Nesse cenário, é importante buscar respostas para amenizar, identificar e evitar transtornos causados por estresse no trabalho. 

Como o gestor de RH pode ajudar a diminuir o estresse no trabalho? 

Prevenir é sempre o melhor! Por isso, separamos algumas questões que devem ser observadas pelos gestores de RH para evitar os danos trazidos pelo estresse no trabalho, que também podem ser sentidos pela própria organização. 

Na prevenção, algumas das vantagens sentidas pelo RH e instituição são: 

  • Redução de custos; 
  • Diminuição em períodos de licença; 
  • Maior produtividade da equipe; 
  • Melhora no clima organizacional; 

Entre outras! 

Confira, logo abaixo, como o gestor de RH pode ajudar. 

Incentivo à saúde física e mental 

A saúde mental e física é extremamente importante para tornar o trabalho mais prazeroso e produtivo. É comprovado que atividades físicas colaboram para o bem-estar, promovendo o relaxamento e tranquilidade. Além disso, é sempre bom realizar o incentivo aos cuidados com a saúde mental, como a realização de psicoterapia, quando necessário.  

Promova a valorização 

Quem não gosta de se sentir valorizado pela realização de uma atividade? Muitas vezes, a falta de quem aponte isso pode tornar o ambiente de trabalho em um local sem o reconhecimento de conquistas.  

Assim, não deixe de fazer elogios! Dessa forma, você ajuda que a rotina se torne menos estressante ao final do dia.  

Estimule o equilíbrio entre vida pessoal e profissional 

É essencial que seja cultivada uma vida equilibrada entre as atividades pessoais e profissionais. Ofereça suporte caso perceba que um dos colaboradores ou servidores públicos está em processo de esgotamento físico e mental.  

Ofereça flexibilidade 

Tarefas diárias da vida pessoal juntamente a rotina no trabalho, podem deixar todos mais cansados. Por isso, é importante que a empresa ofereça algumas flexibilidades, principalmente, de horário e local para o exercício das funções laborais. Diversas situações podem requerer um olhar mais humanizado da instituição. 

Fique sempre de olho no clima organizacional 

Não deixe de observar como o dia a dia corre na organização, medindo a satisfação e percepção de todos os funcionários. Entenda os pontos negativos e pense em melhorias a curto, médio e longo prazo! 

Não se esqueça de fortalecer a cultura organizacional. Oriente as lideranças para que eles não disseminem um clima desagradável. 

A redução de estresse e danos no clima organizacional é algo que deve ser combatido por várias mãos! 

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