Feedback contínuo: o que é e por que adotá-lo?
O feedback contínuo é uma ferramenta de gestão eficiente, pois reúne informações recentes e não deixa que alguns detalhes passem despercebidos. Ele é necessário para que gestores e equipes se desenvolvam constantemente e entreguem melhores resultados.
A ação permite uma comunicação mais próxima e objetiva entre os profissionais e gestores, o que gera um maior desempenho e mudanças em um prazo mais curto de tempo.
Siga com a leitura e descubra mais detalhes sobre o feedback contínuo e por quais motivos adotá-lo.
O que é feedback contínuo?
O feedback contínuo pode ser definido como um bate-papo entre líder e liderados para um retorno mútuo sobre a atuação de todos. A intenção é que seja uma conversa rápida, por isso, devem ser priorizado um curto espaço de tempo, sendo quinzenal e no máximo, mensal.
Mas o ideal mesmo é que, toda semana, ou sempre quando alguma situação ocorrer, o líder dê um retorno imediato ao profissional, seja com um elogio ou uma sugestão de melhoria com relação ao acontecimento.
Com a implementação do feedback contínuo, as reuniões sobre avaliação de desempenho aumentam de frequência e ações para solucionar falhas e corrigir problemas são feitas com maior rapidez do que com feedbacks semestrais ou mesmo anuais.
Os retornos podem ser oferecidos de forma individual e coletiva e é importante que eles sejam horizontais, ou seja, que os liderados também coloquem suas sugestões de melhoria e elogios ao líder.
Para ter dados no futuro, o gestor pode, inclusive, registrar a quantidade de feedbacks positivos e negativos gerados para si e para os profissionais. Assim, ficará mais fácil entender e pensar em mudanças e tomar decisões.
Qual a importância do feedback contínuo para os profissionais e organizações?
Para que metas sejam alcançadas, toda a equipe deve estar trabalhando em sinergia para construir o alcance delas. Neste contexto, o feedback contínuo é uma parte essencial disso. Ele é capaz de deixar fácil o entendimento de ações em acordo ou desacordo com os objetivos de uma organização, sendo capaz de adaptar, aprimorar ou corrigi-las.
Além disso, ele tende a preservar as boas relações, de forma que bons profissionais possam continuar a evoluir e os que tiverem desempenho ruim possam corrigir suas ações em prazos menores do que esperados em uma cultura sem diálogo.
Para o colaborador, é o momento de conversar sobre condições de trabalho, comportamento profissional da liderança e propósito individual dentro daquela oportunidade.
No começo, pode ser que a periodicidade cause estranheza em algumas pessoas. Porém, com a ajuda de gestores do RH e o empenho das lideranças, o feedback contínuo se tornará algo comum, que será um grande sustentador de uma comunicação mais assertiva e resultados positivos.
Como começar a oferecer o feedback contínuo?
Para implementar o feedback contínuo em uma organização é importante deixar todos cientes da mudança e da importância de adotar uma ação como essa. Deixe claro os benefícios e demonstre que eles não são úteis apenas para a organização, mas também para todos os profissionais que fazem parte dela.
A seguir, acompanhe formas de oferecer um feedback contínuo na sua organização.
Encontro pessoalmente
Se possível, um feedback contínuo é melhor quando dado pessoalmente. Isso porque é preciso cuidado com o tom da conversa. Caso o trabalho ocorra somente online, separe um momento do dia em que não haja interrupções ou outros acontecimentos que podem mudar o tom do momento.
Lembre-se sempre de trazer mais leveza para a conversa, sem chegar em um tom muito informal. E o mais importante: não crie mais situações embaraçosas, afinal, a intenção é trazer melhorias para a relação de trabalho e resultados advindos dela.
Reuniões rápidas
Sabe os 15 minutinhos de pausa para um café? Que tal compartilhá-lo com um colaborador? Momentos mais descontraídos podem ser a oportunidade para chamar um de seus liderados para uma reunião rápida de trabalho.
A ideia é comemorar feitos ou solicitar ajustes pontuais de postura ou de trabalhos realizados.
Feedbacks em grupos
Outra possibilidade é separar áreas e dar o feedback para as equipes que trabalham em conjunto. Quando feita de forma correta, a dinâmica pode funcionar como uma forma de ver os pontos positivos e negativos em conjunto. Por outro lado, pode ser mais difícil esperar a participação individual, pois muitos podem não querer se expor.
Ferramentas online
Alguns sistemas possibilitam o envio de comentários para as equipes e profissionais individualmente. Isso auxilia que não se perca o timing e que a crítica construtiva seja feita de forma recorrente, assim como necessita o feedback contínuo.
Tecnologia como ferramenta de treinamento, avaliação e desempenho
Diversos sistemas, como o Ergon, são capazes de registrar a necessidade de treinamentos e o desempenho de equipes e profissionais.
O Ergon é um sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento capaz de gerar informações relevantes para gestores e servidores públicos. Entre os módulos disponíveis, ele oferece a avaliação de desempenho e organização de capacitações e treinamentos.
Assim, a tecnologia se torna uma companheira quando falamos em gestão de pessoas e feedbacks para aprimoramento.