Bem-estar corporativo: entenda os impactos e como promover ações para melhorar

Para manter um ambiente corporativo engajado, saudável e com bons resultados, um dos alicerces é o bem-estar corporativo. Por isso, práticas que estão voltadas para ele não devem ser deixadas de lado, seja pelo setor público ou privado.  

Um clima organizacional bem estruturado e com constantes incentivos à saúde física e mental faz toda a diferença na vida de servidores públicos ou trabalhadores, o que impacta diretamente na produtividade e nas atividades de rotina.  

Realizar investimentos nessas áreas, permite que a organização enxergue as necessidades de cada colaborador e melhore o dia a dia laboral como um todo.  

Acompanhe o artigo e entenda os impactos e como promover ações para melhorar o bem-estar corporacional.  

Boa leitura! 

Por que investir no bem-estar corporativo? 

É certo que durante a vida adulta, se passa mais tempo realizando atividades laborais do que de lazer. Por esse e outros motivos, existe a necessidade de olhar para um ambiente de trabalho com condições favoráveis para a produção e bem-estar dos profissionais. 

Especialmente no período pós-pandemia, foi notado um aumento nos casos de esgotamento das capacidades socioemocionais entre as pessoas, além da física, que é chamada de Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.  

O Brasil é um país com elevados números de casos de pessoas com os sintomas do Burnout, o que aponta uma necessidade ainda mais severa da atenção dos gestores de pessoas para o cuidado com a saúde mental e física. Somente no país, cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores são acometidos pela síndrome, segundo a Associação Nacional de Medicina no Trabalho (Anamt). 

O colaborador é um dos maiores investimentos de uma empresa, visto que ele representa o capital humano e, sem ele, não há lucratividade e produtividade.  

Como promover ações de bem-estar no trabalho? 

Promover uma cultura organizacional alinhada entre todas as partes pode parecer difícil, mas não é nada impossível. Manter um bom clima em uma organização, evita a ausência de mão de obra e gastos com assistência médica, afinal, quando todos seguem a mesma meta e objetivos, as coisas tendem a acontecer com mais sinergia. Além disso, o absenteísmo e as taxas de burnout tendem a diminuir.  

Separamos algumas dicas para promover ações de bem-estar no trabalho. Confira! 

Ofereça flexibilidade 

Em rotinas agitadas, a flexibilidade é necessária para oferecer a possibilidade de conciliar a organização da vida pessoal e profissional. O home office também é um ponto importante quando falamos nesse assunto. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, a produtividade das pessoas durante o trabalho de casa aumentou em 4,4% e a qualidade não foi afetada de forma negativa. 

O fato de não enfrentar o estresse diário com trânsito e transportes coletivos também é evitado com essa modalidade. A flexibilidade de horários também é um ponto positivo.  

Reconhecimento do trabalho 

A valorização e reconhecimento do trabalho, seja individual ou em equipe, cria uma sensação de pertencimento e identidade. Quem não gosta de ser reconhecido por um trabalho que se esforçou para entregar?  

Sendo assim, lembre-se de organizar formas de praticar ações de valorização internas e engajamento dos trabalhadores com a organização.  

Ações regulares de bem-estar 

Procure manter ações de forma regular para práticas que não necessariamente tenham a ver com as atividades do trabalho. Promova sessões de relaxamento, alongamento, conversas sobre a vida e avaliações ergonômicas. Busque por momentos que aliviem as tensões de rotina.  

Ouça o que todos têm a dizer 

Realize pesquisas de satisfação sobre as lideranças, ambiente laboral, carga horária e tudo o que envolve as atividades produzidas. Assim, é possível identificar possíveis falhas e corrigi-las antes que virem um problema de maior proporção.  

Analise e estude sugestões com calma, de repente, elas podem se tornar ações e programas que fazem sentido para o todo.  

Promova programas de saúde mental 

Programe, com alguma regularidade, uma agenda para falar sobre saúde mental e entender como os servidores ou colaboradores têm se sentido. A diminuição das taxas negativas são claras quando é falado de forma mais aberta de problemas mentais e diversas soluções que são muito benéficas para as duas partes.  

Soluções para o bem-estar corporativo 

Neste artigo, você conheceu algumas das principais soluções para promover um bem-estar corporativo. São diversas ações que podem ser aplicadas no dia a dia e os benefícios, com certeza, valerão a pena.  

Dessa forma, levante os maiores problemas que atrapalham a gestão e procure por atividades que podem ser realizadas com frequência para solucionar a problemática.  

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar outros artigos do nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades do mercado de gestão de pessoas e tecnologia.