Competências socioemocionais: o que são e como desenvolvê-las?

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As competências socioemocionais no ambiente dos negócios são tão importantes quanto as hard skills. Elas são capacidades não cognitivas que devem ser estimuladas ao longo da vida, para que possamos saber como lidar com situações e pessoas em diferentes ambientes, entre eles, o laboral.   

Hoje, as competências socioemocionais também são vistas como um diferencial competitivo e um pré-requisito para ocupar cargos de diversas áreas, inclusive, dentro do serviço público.  

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como desenvolver as famosas habilidades socioemocionais. 

O que são competências socioemocionais e qual a relevância? 

As competências socioemocionais são relevantes em diversos locais e aspectos. Elas são desenvolvidas por meio da inteligência emocional e se manifestam no modo de pensar, sentir e agir perante alguns acontecimentos do dia a dia.  

Resumidamente, podemos definir as competências emocionais como a capacidade de lidar com as próprias emoções e com as atitudes tomadas com o outro, de forma responsável. Elas podem, também, serem observadas na forma como os indivíduos reagem a estímulos exteriores.  

Dentro do ambiente de trabalho, elas são importantes de serem trabalhadas, pois quando integradas às hard skills, tornam o profissional completo para atuar dentro de suas funções. 

As competências socioemocionais devem ser desenvolvidas por toda equipe, desde estagiários até os líderes para que todos saibam como agir frente a situações que venham a ocorrer. 

Conheça 11 tipos de competências socioemocionais 

Para um desenvolvimento pessoal e profissional eficaz, as competências socioemocionais são indispensáveis para que a empresa ou organização, também possa se desenvolver.  

Obter as competências socioemocionais necessárias e empregá-las de maneira assertiva na rotina é uma forma de se diferenciar de outros profissionais. Elas foram divididas em cinco macro competências que se desdobraram em outras. 

As competências socioemocionais foram segmentadas pelo professor do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia e psicólogo pesquisador do Instituto de Personalidade e Pesquisa Social, Oliver John. Confira: 

  • abertura ao novo; 
  • consciência ou autogestão; 
  • extroversão ou engajamento com os outros; 
  • amabilidade; 
  • estabilidade ou resiliência emocional. 

Porém, cada estudo as define de uma forma, isso faz com que existam variações, a depender da fonte de onde são buscadas.  

Separamos, logo abaixo, algumas mais comuns. Confira! 

 1. Criatividade

A criatividade é uma das qualidades mais buscadas na atualidade, sobretudo, em alguns segmentos de mercado. Ela se resume na capacidade de desenvolver ideias úteis e inovadoras para o local onde se atua.  

 2. Pensamento crítico

O pensamento crítico é sobre analisar informações, tomar decisões mais assertivas e aprender coisas novas com elas. Ele entrega ao indivíduo a capacidade de análise dos fatos, de modo que ele possa chegar às suas próprias conclusões.  

 3. Comunicação

A comunicação, sobretudo, a comunicação não-violenta, são facilitadores no dia a dia. Ela consiste na capacidade de escutar, compreender e passar informações de modo que não gere ruídos.  

4. Colaboração

A colaboração é a capacidade de exercer atividades e se reunir com outras pessoas para resolver desafios, e realizar atividades de forma prática e colaborativa. 

5. Atenção plena

A atenção plena diz respeito a prática de concentração e visualização de problemas sobre variadas perspectivas.  

 6. Curiosidade

A curiosidade é uma característica essencial, pois as pessoas que são curiosas costumam pesquisar e se envolver em novos projetos.  

7. Coragem

Saber defender os objetivos de maneira empática, mesmo que seja necessário confrontar outras ideias expostas. 

 8. Resiliência e Ética

É essencial lidar com desafios e situações diversas, sempre considerando o aprendizado. Além disso, é preciso levar em consideração os valores da organização onde exerce a função, de modo a seguir o compliance. 

 9. Senso de liderança

Capacidade de liderar dando exemplos e guiando toda a equipe. 

10. Metacognição

A metacognição também pode ser compreendida como autoconhecimento, relacionado ao reconhecimento das próprias atitudes, valores e aprendizagem ao se adaptar aos resultados esperados. 

11. Mentalidade de crescimento

É a capacidade de crescer com obstáculos, tendo em vista que o esforço ajuda a criar soluções e novas formas de lidar com desafios. 

Habilidades socioemocionais: como desenvolvê-las? 

O principal caminho para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é o autoconhecimento. A partir dele, será mais fácil identificar as suas necessidades e possíveis melhorias para atuação diária dentro da sua profissão.  

Por meio do autoconhecimento, também será possível desenvolver as hard skills. Assim, é mais simples se tornar um profissional mais completo.  

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