
People Centric: o que é e como adotar?
Todo negócio ou organização é formado pelo administrativo, financeiro, planejamento estratégico e claro, por pessoas. O people centric é uma tendência mundial que lembra ao corporativismo o quanto é importante a valorização do capital humano.
O termo people centric vem do inglês e significa, literalmente, centrar-se nas pessoas, criando uma cultura de fortalecimento interno dos colaboradores.
Quer saber melhor como funciona essa forma de gestão de pessoas? Acompanhe o artigo e entenda!
O que é people centric?
Tudo é feito por pessoas: o programa que você utiliza no seu computador, a cadeira em que você está sentado, a mesa… Apesar de termos, também, intervenções de máquinas, as pessoas são responsáveis por ter as ideias e criar.
O people centric é um modelo de gestão organizacional que coloca pessoas no centro das decisões, estratégias e ações internas. Ao adotar esse conceito, uma organização ou empresa cria um ambiente mais colaborativo, humano e com retenção de talentos.
Em tempos em que vivemos fenômenos conhecidos como “grande demissão”, também conhecido como “grande renúncia”, é preciso repensar a forma como os colaboradores ou servidores públicos veem os seus cargos e rotina laboral.
Neste contexto, o people centric é mais do que criar um melhor ambiente para se trabalhar, é entender as necessidades e capacidades de cada um.
Por que adotar uma cultura people centric?
Os recursos humanos representam uma das maiores riquezas de um negócio ou prestação de serviço. Além disso, adotar uma people centric culture traz uma série de benefícios que são úteis não só para os trabalhadores, mas também, para a organização.
Confira!
Melhor visão de uma cultura interna
Uma boa cultura interna, centrada em pessoas, perpassa os limites internos e chega até fornecedores, clientes e cidadãos. O resultado é uma melhoria na qualidade dos serviços prestados, isso aumenta o engajamento e a sua empresa passa a se tornar referência em gestão de pessoas.
Melhora resultados de engajamento e rotatividade
Os colaboradores ou servidores públicos não tem demonstrado engajamento nos processos? Parte disso pode ser por causa de uma cultura organizacional que não é estruturada ou não leva em conta as necessidades e particularidades de cada um.
Além disso, com uma people centric culture, a rotatividade tende a diminuir. O turnover, na iniciativa privada é um problema que gera gastos que poderiam ter sido investidos em uma cultura interna e treinamento de talentos.
Fortalecimento da marca
No setor privado, ao pensar em adotar práticas de people centric culture, os colaboradores acabam se tornando verdadeiros defensores de uma marca. Isso gera mais interesse e fortalece sua marca no mercado, o que tende a deixar a sua empresa mais atrativa para outros talentos.
Colaboradores mais empáticos
Em uma cultura voltada para pessoas, independente do setor público ou privado, todos passam a ver o outro de outra forma: com mais empatia e a capacidade de enxergar para além da equipe ou departamento em que atuam.
Como adotar uma cultura people centric?
Depois de conhecer alguns dos benefícios, saiba por onde começar para adotar um people centric culture. Veja, a seguir, algumas dicas para implementar:
- Reconheça individualidades e valorize potencialidades: diferentes perfis, vivências e experiências devem ser reconhecidos e valorizados;
- Reavalie a cultura organizacional: uma cultura organizacional não é estática e, por isso, precisa ser aperfeiçoada ao longo do tempo, se adaptando às pessoas;
- Foque na experiência: ouça com empatia e engaje equipes para melhores experiências;
- Promova equilíbrio entre carreira e vida pessoal: esse modelo de gestão de pessoas exige que sejam criadas políticas que promovam o bem-estar;
- Avalie o desempenho: com métricas de resultados, você irá entender como melhorar a performance de cada profissional;
- Use a tecnologia a seu favor: a tecnologia é uma aliada para implementar inovações e melhorar a gestão de pessoas.
Por último, vale lembrar que cada organização ou empresa tem os seus próprios desafios, então, adotar uma people centric culture pode ser diferente em cada uma delas.
People centric culture: promova uma gestão de pessoas mais colaborativa e empática
Ao longo deste artigo, pudemos perceber que a gestão de pessoas e cultura interna é algo tangível, que deve se adaptar às necessidades da organização ou empresa e colaboradores ou servidores públicos.
Quando uma gestão é centrada nas pessoas, ela tende a gerar resultados satisfatórios para todos.
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