
O Governo no Século XXI e a cultura da inovação
Os gestores dos órgãos públicos vêm superando desafios na Administração Pública ao longo dos anos. O Governo no século XXI vem sendo pautado pela transformação digital e a implementação da cultura da inovação nas repartições públicas.
Hoje em dia, com a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), o comportamento da sociedade também foi modificado, tornando-se mais exigente por agilidade e eficiência.
Embora a transformação digital venha acontecendo há alguns anos, foi com a chegada da pandemia e a obrigatoriedade de distanciamento social que novas tecnologias foram implementadas de forma emergencial na rotina dos servidores.
Serviços que antes eram realizados de forma presencial e de forma mais burocratizada, passaram a ser disponibilizados de forma on-line, trazendo maior conforto, agilidade e transparência para os cidadãos.
No post de hoje, vamos falar sobre o Governo no século XXI e a cultura da inovação.
Continue conosco!
O Governo no século XXI: Atuação do servidor público
A transformação digital vem crescendo entre as instituições não apenas do setor privado, mas, também, do setor público. E, diante deste cenário inovador, as rotinas administrativas passaram a sofrer modificações, como a implementação do Home Office, por exemplo.
Sendo assim, é fundamental que os servidores, colaboradores e gestores estejam prontos para as mudanças e impactos causados pela inovação e, somado a isso, desenvolvam novas habilidades como a facilidade com a utilização de soluções tecnológicas, entre outras.
As mudanças ocorridas na sociedade contemporânea exigirão do servidor público modelos mentais e competências diferentes do que ele vem exercendo cotidianamente.
Por isso, é fundamental o acompanhamento das novas tendências e, claro, a oferta de treinamentos, workshops e capacitações para que todos estejam aptos a lidar com a tecnologia de forma mais direta e abrangente.
Cultura inovadora
Como dissemos anteriormente, a evolução da transformação digital vem trazendo ao longo dos anos, uma série de modificações nas rotinas dos cidadãos e também das organizações, tanto no setor público, quanto na iniciativa privada.
Porém, vale dizer que as transformações provocam melhorias e otimizações dos processos. Todos saem beneficiados: instituições e cidadãos que contam com serviços cada vez mais ágeis e eficientes.
Além, é claro, dos impactos de maiores proporções, no tocante à economia, relações sociais e cultura prevalecente anteriormente.
Para que toda a transformação aconteça de maneira ágil e ao mesmo tempo leve, sem grandes impactos negativos, vale a realização de diversas ações educativas, como:
- Palestras;
- Seminários;
- Oficinas;
- Prototipagem de soluções;
- Realização de talk-show e/ou webinars;
- Exibições de vídeos;
- Criação de sites;
Entre outras ações. Assim, os servidores públicos, gestores e colaboradores serão sensibilizados sobre as novas lógicas que regerão as organizações e, consequentemente, os processos de trabalho do governo no século XXI.
Com a evolução das novas tecnologias e soluções voltadas à otimização das atividades nos setor público, o esforço passa a ter como objetivo a intelectualização para a realização das tarefas de forma rápida e eficiente.
Fazem parte da cultura de inovação no setor público:
- Visão sistêmica;
- Colaboração;
- Criatividade;
- Novos formatos organizacionais;
- Novas metodologias de trabalho;
- Inovação;
- Implementação de soluções de TI.
É válido ressaltar a importância que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm nas organizações: Elas permitem que os cidadãos participem de decisões que, devido a motivos relacionados à tempo, espaço e/ou recursos financeiros, não conseguem participar normalmente.
Em outras palavras, a tecnologia permite uma aproximação do cidadão no processo de tomada de decisão. Entre as iniciativas que envolvem o uso de TICs entre a administração pública e o cidadão, estão:
- Governo Eletrônico: Consiste na utilização de novas tecnologias de informação e comunicação na prestação de serviços e informações para os cidadãos;
- e-Gov: É toda e qualquer interação por meio eletrônico que objetiva fornecer e obter informações, prestar serviços, bem como transacionar bens e serviços à distância, entre governo e cidadãos, e entre governo e empresas;
- e-Democracia: É a comunicação do Estado com o cidadão, não somente por meio da accountability, mas na elaboração e controle das políticas públicas;
- e-Participação: o Participa. br é uma plataforma de participação social entre o Governo Federal e a sociedade civil que promove interação, divulgação de conteúdos, fóruns de debates e consultas;
- e-Governança: Trata-se da comunicação do Estado com o cidadão, não somente por meio da accountability, mas na elaboração e controle das políticas públicas.
Conheça o Ergon
O Ergon é um software de gestão de pessoas e folha de pagamento voltado ao setor público, que gera automaticamente a folha de pagamento mediante as informações da vida funcional do servidor, sendo integrado com os Sistemas do Governo Federal, atendendo, inclusive, ao e-Social.
A solução foi desenvolvida por especialistas em tecnologia e recursos humanos. Ela fornece inteligência e informações específicas para gestores, levando eficácia à tomada de decisão com um sistema de gestão IDE de Pessoas.
Dentre as suas vantagens, podemos citar:
- Tecnologia: Solução que facilita e agiliza todas as rotinas específicas da folha de pagamento;
- Reconhecimento: Premiado como a melhor solução na categoria RH completo para o setor público;
- Redução de custos: Economia de recursos com um sistema que entende a rotina completa de sua instituição;
- Praticidade: Gera lançamentos automaticamente no sistema de folha de pagamento.
Entre outros benefícios.
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Neste post, abordamos o Governo no século XXI e a cultura de inovação na administração pública. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!