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Governo Omnichannel: Entenda a importância da digitalização no setor

O Governo Omnichannel é uma tendência que vem crescendo na administração pública.

 A aceleração da transformação digital impacta diretamente os cidadãos e, quando o assunto é agilidade e eficiência, a integração de soluções multicanais capazes de conectar meios físicos e digitais torna-se indispensável.

A pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus impôs restrições e dentre elas, a necessidade de distanciamento social.

 Sendo assim, muitas repartições públicas passaram a adotar o home office na rotina dos servidores e, como consequência, os serviços passaram a ser ofertados de forma digital.

Uma transformação positiva, já que facilita a comunicação e interação entre governo e sociedade, além de promover agilidade e eficiência nas demandas solicitadas pelos cidadãos.

Neste artigo, vamos explicar o conceito do Governo Omnichannel, a sua importância para a sociedade atual, vantagens para os órgãos públicos e muito mais!

Continue conosco.

O que é Governo Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia cujo objetivo é a integração entre canais físicos e digitais que ganhou ainda mais relevância com a pandemia de Covid-19, a qual estamos vivenciando atualmente.

Com a necessidade de distanciamento social e restrições de circulação em alguns locais, a estratégia de um Governo Omnichannel precisou ser adotada pelos órgãos públicos.

Vale ressaltar que a implementação da omnicanalidade no setor público ainda tem uma longa jornada pela frente, visto que nem toda a população tem acesso a canais digitais e aos dispositivos como smartphones, computadores, tablets, etc.

Outro ponto importante refere-se ao conhecimento de que a transformação digital e/ou a digitalização dos processos internos, não devem ser substitutos dos meios físicos, mas, sim, um complemento a fim de agilizar as demandas e consequentes entregas ao cidadão.

O Governo Omnichannel é uma estratégia que cabe à administração pública, principalmente quando se trata da avaliação entre a convergência dos serviços online e a necessidade de pontos físicos com servidores realizando as mediações das solicitações.

Importância da digitalização no setor público

A otimização dos processos internos no setor público é importante não só para a qualidade da entrega dos serviços aos cidadãos, como também para todos os envolvidos na organização como os servidores, colaboradores e até mesmo os gestores.

Contar com soluções tecnológicas que auxiliam na otimização das atividades traz vantagens para a instituição como redução de custos, além de evitar a sobrecarga de trabalho dos servidores e promover entregas ágeis e eficientes, dentre outras vantagens.

Em tempos de pandemia, em que o Home Office passou a ser adotado em caráter emergencial, a tecnologia se faz presente no cotidiano das organizações públicas. 

Para que as instituições continuem em pleno funcionamento mesmo de forma virtual, é preciso muita disciplina e a utilização de softwares completos, como o Ergon, visando a otimização dos departamentos.

Decreto Federal nº 10.332

O Decreto nº 10.332, de 20 de abril de 2020, institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Ele detalha o Plano de Transformação Digital com ações voltadas à transformação digital de serviços, além da unificação de canais digitais e a interoperabilidade de sistemas, de modo a tornar o Governo Federal mais acessível aos cidadãos.

De acordo com o art. 2º, os órgãos e as entidades instituirão Comitê de Governança Digital, nos termos do disposto no Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, para deliberar sobre os assuntos relativos à implementação das ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação.

Para o alcance dos objetivos estabelecidos na Estratégia de Governo Digital, os órgãos e as entidades deverão elaborar os seguintes documentos de planejamento:

I – Plano de Transformação Digital que deverá conter, no mínimo, as seguintes ações:

  • Transformação Digital de serviços;
  • Unificação de canais digitais;
  • Interoperabilidade de sistemas.

II – Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação;

III – Plano de Dados Abertos, nos termos do disposto no Decreto nº 8777, de 11 de maio de 2016.

A coordenação e o monitoramento da Estratégia de Governo Digital compete à Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, de acordo com o disposto no art. 5º do Decreto nº 10.332, de 20 de abril de 2020. Entre as suas atividades estão:

  • Coordenar e monitorar a execução da Estratégia de Governo Digital;
  • Coordenar a avaliação da Estratégia de Governo Digital;
  • Monitorar a execução dos Planos de Transformação Digital dos órgãos e das entidades.

Dados

Segundo os números divulgados pelo Portal Gov.br do Governo Federal, ao menos mil serviços públicos passaram a ser ofertados à população de forma digital no período entre 2018 e 2020.

Nos próximos dois anos, a expectativa é que os serviços federais estejam digitalizados e, até 2025, o rendimento seja de cerca de R$38 bilhões aos cofres públicos.

Vantagens do Governo Omnichannel

Dentre as vantagens do Governo Omnichannel, podemos destacar: 

  • Fornecimento de serviços públicos digitais simples e intuitivos de forma a facilitar a cidadania;
  • Amplo acesso à informação e aos dados abertos governamentais;
  • Melhoria na identificação digital ao cidadão;
  • Incentivo a promoção de políticas públicas por meio do uso de inovação e novas tecnologias; 

Conheça o Ergon

Desenvolvido por especialistas em tecnologia e recursos humanos, o Ergon é uma solução que fornece inteligência e informações específicas para gestores, levando eficácia à tomada de decisão com um sistema de gestão IDE de pessoas. 

Voltado ao setor público, o sistema gera automaticamente a folha de pagamento mediante as informações da vida funcional dos servidores, sendo integrado com os sistemas do Governo Federal e atendendo, inclusive, ao eSocial.

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Neste artigo explicamos o conceito de governo omnichannel, a sua importância para o setor público e os cidadãos e mais. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

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