Governo no Século XXI

O Governo no Século XXI e a cultura da inovação

Os gestores dos órgãos públicos vêm superando desafios na Administração Pública ao longo dos anos. O Governo no século XXI vem sendo pautado pela transformação digital e a implementação da cultura da inovação nas repartições públicas.

Hoje em dia, com a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), o comportamento da sociedade também foi modificado, tornando-se mais exigente por agilidade e eficiência.

Embora a transformação digital venha acontecendo há alguns anos, foi com a chegada da pandemia e a obrigatoriedade de distanciamento social que novas tecnologias foram implementadas de forma emergencial na rotina dos servidores.

Serviços que antes eram realizados de forma presencial e de forma mais burocratizada, passaram a ser disponibilizados de forma on-line, trazendo maior conforto, agilidade e transparência para os cidadãos.

No post de hoje, vamos falar sobre o Governo no século XXI e a cultura da inovação. 

Continue conosco!

O Governo no século XXI: Atuação do servidor público

A transformação digital vem crescendo entre as instituições não apenas do setor privado, mas, também, do setor público. E, diante deste cenário inovador, as rotinas administrativas passaram a sofrer modificações, como a implementação do Home Office, por exemplo. 

Sendo assim, é fundamental que os servidores, colaboradores e gestores estejam prontos para as mudanças e impactos causados pela inovação e, somado a isso, desenvolvam novas habilidades como a facilidade com a utilização de soluções tecnológicas, entre outras.

As mudanças ocorridas na sociedade contemporânea exigirão do servidor público modelos mentais e competências diferentes do que ele vem exercendo cotidianamente. 

Por isso, é fundamental o acompanhamento das novas tendências e, claro, a oferta de treinamentos, workshops e capacitações para que todos estejam aptos a lidar com a tecnologia de forma mais direta e abrangente.

Cultura inovadora

Como dissemos anteriormente, a evolução da transformação digital vem trazendo ao longo dos anos, uma série de modificações nas rotinas dos cidadãos e também das organizações, tanto no setor público, quanto  na iniciativa privada.

Porém, vale dizer que as transformações provocam  melhorias e otimizações dos processos. Todos saem beneficiados: instituições e cidadãos que contam com serviços cada vez mais ágeis e eficientes. 

Além, é claro, dos impactos de maiores proporções, no tocante à economia, relações sociais e cultura prevalecente anteriormente.

Para que toda a transformação aconteça de maneira ágil e ao mesmo tempo leve, sem grandes impactos negativos, vale a realização de diversas ações educativas, como:

  • Palestras;
  • Seminários;
  • Oficinas;
  • Prototipagem de soluções;
  • Realização de talk-show e/ou webinars;
  • Exibições de vídeos;
  • Criação de sites;

Entre outras ações. Assim, os servidores públicos, gestores e colaboradores serão sensibilizados sobre as novas lógicas que regerão as organizações e, consequentemente, os processos de trabalho do governo no século XXI.

Com a evolução das novas tecnologias e soluções voltadas à otimização das atividades nos setor público, o esforço passa a ter como objetivo a intelectualização para a realização das tarefas de forma rápida e eficiente.

Fazem parte da cultura de inovação no setor público:

  • Visão sistêmica;
  • Colaboração;
  • Criatividade;
  • Novos formatos organizacionais;
  • Novas metodologias de trabalho;
  • Inovação;
  • Implementação de soluções de TI.

É válido ressaltar a importância que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm nas organizações: Elas permitem que os cidadãos participem de decisões que, devido a motivos relacionados à tempo, espaço e/ou recursos financeiros, não conseguem participar normalmente.

Em outras palavras, a tecnologia permite uma aproximação do cidadão no processo de tomada de decisão. Entre as iniciativas que envolvem o uso de TICs entre a administração pública e o cidadão, estão:

  • Governo Eletrônico: Consiste na utilização de novas tecnologias de informação e comunicação na prestação de serviços e informações para os cidadãos;
  • e-Gov:  É toda e qualquer interação por meio eletrônico que objetiva fornecer e obter informações, prestar serviços, bem como transacionar bens e serviços à distância, entre governo e cidadãos, e entre governo e empresas;
  • e-Democracia: É a comunicação do Estado com o cidadão, não somente por meio da accountability, mas na elaboração e controle das políticas públicas;
  • e-Participação: o Participa. br é uma plataforma de participação social entre o Governo Federal e a sociedade civil que promove interação, divulgação de conteúdos, fóruns de debates e consultas;
  • e-Governança: Trata-se da comunicação do Estado com o cidadão, não somente por meio da accountability, mas na elaboração e controle das políticas públicas. 

Conheça o Ergon

O Ergon é um software de gestão de pessoas e folha de pagamento voltado ao setor público, que gera automaticamente a folha de pagamento mediante as informações da vida funcional do servidor, sendo integrado com os Sistemas do Governo Federal, atendendo, inclusive, ao e-Social.

A solução foi desenvolvida por especialistas em tecnologia e recursos humanos. Ela fornece inteligência e informações específicas para gestores, levando eficácia à tomada de decisão com um sistema de gestão IDE de Pessoas.

Dentre as suas vantagens, podemos citar:

  • Tecnologia: Solução que facilita e agiliza todas as rotinas específicas da folha de pagamento;
  • Reconhecimento: Premiado como a melhor solução na categoria RH completo para o setor público;
  • Redução de custos: Economia de recursos com um sistema que entende a rotina completa de sua instituição;
  • Praticidade: Gera lançamentos automaticamente no sistema de folha de pagamento.

Entre outros benefícios.

Ficou interessado(a)? Acesse nosso site e conheça todas as funcionalidades do Ergon. Agende uma conversa com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Neste post, abordamos o Governo no século XXI e a cultura de inovação na administração pública. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Lei Geral de Proteção de DadosPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.