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Organograma: o que é e como contribui para uma organização?

O organograma é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma organização, seja do setor público ou privado. A estrutura é muito utilizada pelo setor de Recursos Humanos como uma forma de compartilhamento de informações entre os colaboradores ou servidores públicos. 

Você provavelmente já se deparou com esse conceito mas, neste artigo, vamos esclarecer de forma clara como ele é estruturado, quais os tipos e como contribui para uma organização.  

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Afinal, o que é um organograma?  

Um organograma é uma ferramenta rica que proporciona clareza e melhor organização de uma instituição. A depender do tamanho, pode ser muito difícil apresentar todos os níveis hierárquicos, pois são estruturas complexas que estão interligadas e se conectam a um núcleo central. 

Para ter acesso a esses registros importantes, os profissionais de gestão de pessoas recorrem a essa importante ferramenta.  

De forma objetiva, a principal função de um organograma é mostrar de forma clara e direta uma hierarquia.  

Como o organograma contribui para uma organização? 

Na prática, um organograma contribui para que todos saibam a quem procurar e reportar, as atividades laborais que precisam cumprir e estão ligadas ao cargo, quem são os colegas de trabalho e conhecer melhor a todos, além de estabelecer um relacionamento mais próximo. 

A ferramenta também ajuda na produtividade, pois deixa claro a quem deve-se pedir ajuda em caso de sobrecarga de trabalho. Ela também evita falhas ou interferências na comunicação organizacional, conflitos em projetos, auxilia em novas contratações, ajuda no desempenho das funcionalidades e auxilia novos colaboradores e servidores. 

Dentre os tantos benefícios de um organograma, podemos citar: 

  • Aumentar os ganhos com investimentos; 
  • Respeito e conhecimento hierárquico; 
  • Ampliação de interatividade entre colaboradores; 
  • Definição de investimento intelectual em determinado setor; 
  • Necessidade de implantação de novas tecnologias; 
  • Compreensão de mudanças de cargos. 

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Quais os tipos de organograma?  

Existem diversos tipos possíveis de demonstração visual para um organograma. O ideal é que o modelo seja escolhido de acordo com as necessidades da organização. Abaixo, você irá conferir quais são! 

Organograma vertical  

Nesse modelo, as informações são dispostas de forma vertical, em ordem hierárquica (no topo deve estar o maior cargo). Por isso, ele é recomendado para apresentar uma hierarquia, de forma simples. 

Organograma circular  

Como o nome sugere, o formato dessa representação é circular. Ele não é recomendado para empresas grandes e com muitos níveis hierárquicos, pois pode se tornar de difícil entendimento. 

Organograma linear 

No linear, as informações dispostas dizem mais respeito a responsabilidades e tarefas do que à hierarquia. 

Organograma funcional  

Esse modelo não diz respeito ao formato gráfico e, sim, às funções exercidas de forma mais generalizada de cargos ou departamentos. 

Organograma: automatize esse processo 

Neste artigo ficou esclarecido o que é um organograma e o motivo dele ser uma ferramenta importante para uma organização. Sabia que esse processo pode ser automatizado por um sistema especializado?  

O Ergon, por exemplo, possui um módulo que automatiza e simplifica o compartilhamento de informações organizacionais no setor público. 

Para saber mais informações, clique aqui. 

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