A tecnologia vem sendo utilizada nos mais diversos segmentos de mercado. Ela tem adentrado os diferentes setores de uma empresa, que para se manter moderna e otimizar processos deve estar sempre em conformidade com as inovações que surgem. Na gestão de pessoas, a tecnologia também não fica de fora.
Quando falamos sobre inovação tecnológica, o setor público também está presente. A transformação digital não é exclusiva da iniciativa privada. Na iniciativa pública, desde o começo da pandemia, vem se desenhando projetos, como a Estratégia de Governo Digital.
A Estratégia de Governo Digital tem por objetivo digitalizar 100% dos serviços públicos, de modo a facilitar a vida dos cidadãos dos diversos estados e municípios brasileiros.
No setor de recursos humanos, o uso da tecnologia também se faz indispensável, pois simplifica o dia a dia de gestores que até então, eram vistos como profissionais que faziam apenas tarefas burocráticas.
Continue a leitura e entenda as principais vantagens da utilização da tecnologia na gestão de pessoas do setor público.
Por que utilizar a tecnologia na gestão de pessoas?
Em um governo cada vez mais paperless e com o avanço da digitalização, atividades como impressão de documentos e utilização de planilhas e ações manuais ficam cada vez mais obsoletas.
A tecnologia chega ao setor público para otimizar a vida da população e, também, dos servidores públicos das mais diversas esferas, como da gestão de pessoas.
Utilizar ferramentas digitais no setor de recursos humanos significa otimizar processos, assegurando muitos benefícios, como o aumento da produtividade e redução de falhas humanas.
Um bom sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento é capaz de automatizar tarefas simples, como o cadastro e controle de novos servidores, até o cálculo automático da folha de pagamento de dezenas de servidores de um estado inteiro, por exemplo.
Dentre outros benefícios da tecnologia na gestão de pessoas, estão: praticidade, devido a automação de processos como o da folha de pagamento, redução de custos, precisão de dados e otimização de recursos.
Ferramentas digitais para uso pela gestão de pessoas
Diversas ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a gestão de pessoas no setor público. Os sistemas utilizados para gestão são chamados de ERP, o que permite que diversos módulos (com muitas funções) sejam integrados em um mesmo software, resultando em uma solução completa para a gestão de pessoas e folha de pagamento.
A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um deles.
Cadastro e controle de vida funcional
O cadastro e controle de vida funcional é um módulo com a função de registrar vínculos de um servidor e realizar a manutenção de todo o histórico de eventos, desde a entrada até um eventual desligamento ou aposentadoria.
Além disso, ele permite o registro de mais de um vínculo para o mesmo servidor, com o controle de limites de cargos.
Gestão de talentos
A gestão de talentos por meio de um sistema de gestão é ideal para ter acesso a informações importantes sobre servidores com poucos cliques. Com este módulo, é possível acompanhar a formação e capacitação de cada servidor, permitindo entender as aptidões de cada um para as demandas existentes.
Além disso, esse cruzamento de dados ajuda gestores a criarem demandas de capacitação e treinamento de equipes, de modo a melhorar os resultados entregues. Ainda é possível cadastrar instrutores aptos a realizar treinamentos e acompanhar custos referentes a isso.
Organograma
A estrutura de uma organização é muito importante para que os servidores entendam os seus cargos e as funções que devem ser exercidas. O organograma é um módulo importante de um ERP de gestão de pessoas e folha de pagamento, pois permite a visualização da estrutura, de acordo com várias hierarquias.
Folha de pagamento
Os módulos voltados para folha de pagamento são indispensáveis para sistemas de gestão de pessoas, visto que facilitam, e muito, a vida dos gestores na hora de fechar as folhas de pagamentos.
No módulo de folha de pagamento, o cálculo é feito de forma automática, por meio do registro de dados da vida funcional, sem a necessidade de realizar lançamentos somente para essa finalidade. Os cálculos automáticos entregam mais produtividade e reduzem custos, gerando economia nas contas públicas.
Tecnologia na gestão de pessoas: conheça o Ergon
O Ergon é um sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento voltado para o setor público, que entrega aos clientes todos os benefícios e módulos mencionados ao longo deste artigo.
O sistema permite a economia de até 4,6% na folha de pagamento e fornece dados precisos e valiosos para gestores. Se você chegou até aqui, provavelmente, já se convenceu de que não dá para realizar a gestão de tantos servidores sem a ajuda da tecnologia.
Conheça mais sobre as soluções entregues pelo Ergon.