A utilização do crowdsourcing na gestão pública é importante, já que a sua prática auxilia o processo de inovação da organização. Ele tem sido utilizado no setor público como uma forma de integrar governos e sociedade.
A transformação digital também é relacionada à inovação aberta, onde os cidadãos co-produzem inovações e esperam que as suas ideias sejam reconhecidas pelas instituições públicas.
Neste artigo, vamos explicar como a inovação aberta e o crowdsourcing na gestão pública podem ser utilizados para melhorar e acelerar o processo de transformação digital na administração pública.
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Crowdsourcing na gestão pública
O termo crowdsourcing surge a partir da fusão de duas palavras: Crowd (multidão) e Outsourcing (terceirização). Daí o nome crowdsourcing.
A sua prática pode ser definida como um modelo de produção e estruturação de processos que utiliza a sabedoria e os aprendizados coletivos voltados à resolução de problemas ou o desenvolvimento de alguma solução inovadora.
Entre as vantagens do crowdsourcing na gestão pública, podemos citar o envolvimento e o engajamento de mais profissionais no projeto. Ou seja, participam da discussão: usuários, clientes e o público em geral.
O surgimento de novas ideias e a inovação constante, são outros benefícios do crowdsourcing, já que mais pessoas passam a se envolver e contribuir para a evolução do projeto.
A diferença entre crowdsourcing e outsourcing é que não há a contratação formal de um número de pessoas terceirizadas e, sim, uma colaboração da multidão sem que haja uma relação formal com a organização. Neste processo, é utilizada a inteligência coletiva como ferramenta de inovação aberta.
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Inovação Aberta
A inovação aberta é uma prática coletiva, de caráter colaborativo, voltada ao aprimoramento dos processos de inovação. As instituições do setor público vem adotando-a no desenvolvimento de projetos com a participação da sociedade.
O crowdsourcing na gestão pública tem como objetivo a colaboração para a co-produção de soluções inovadoras que possam resolver problemas sociais e promover mais interação entre os diversos atores sociais.
A prática da inovação aberta em conjunto com o crowdsourcing vem crescendo na administração pública devido ao interesse dos gestores em modelos inovadores no processo da resolução de problemas on-line, aliado à participação dos cidadãos na busca pela solução dos problemas públicos.
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Subdivisões do CrowdSourcing
A prática do crowdsourcing possui algumas subdivisões. Conheça-as a seguir.
- Crowdfunding: Pode ser definido como um financiamento coletivo de inovações em estágio inicial por um grande número de pequenos investidores;
- Crowdstorming: A sua utilização é voltada à designação de uma “tempestade de ideias” e discussões em torno do problema, buscando a sua resolução.
De acordo com o autor Linders, as mídias sociais também colaboraram com a evolução da co-produção de inovações, já que permite a maior participação dos cidadãos. Ele categoriza a co-produção cidadã em três categorias, a seguir:
- Cidadão para o Governo: Aqui, o público auxilia o governo a ser mais eficaz;
- Governo para o cidadão: O governo divulga dados online para aumentar o conhecimento do cidadão;
- Cidadão para cidadão: Neste modelo, os próprios cidadãos se organizam para propor e produzir soluções que resolvam suas demandas.
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O relacionamento entre a administração pública e os cidadãos pode acontecer em três fases:
- No planejamento público;
- No cotidiano da instituição visando manter uma consulta constante aos cidadãos;
- Por meio do monitoramento de forma que os cidadãos possam avaliar constantemente o que tem sido realizado.
Neste artigo, explicamos a importância do crowdsourcing na gestão pública, além do seu conceito e como sua prática ocorre. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!
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