No ambiente organizacional, a oferta de feedback e feedforward é importante para acelerar o desenvolvimento profissional do servidor e/ou colaborador.
Tanto o feedback, quanto o feedforward são ferramentas poderosas que auxiliam na transformação e evolução de diferentes perfis.
A obtenção de respostas sobre os pontos positivos e os pontos que podem ser melhorados, contribui positivamente para que todos os profissionais evoluam, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal também.
Mas, qual é a diferença entre feedback e feedforward? É sobre isso que vamos falar neste post!
Continue conosco!
Feedback e Feedforward: Entenda os conceitos
O feedback embora seja muito eficaz e amplamente utilizado pelos gestores, não é a única ferramenta utilizada para auxiliar no desenvolvimento das equipes. Também existe o feedforward, porém, falaremos sobre ele no decorrer do texto.
Com o feedback o profissional tem um retorno sobre o seu desempenho e comportamento na organização. Já o feedforward permite um olhar voltado ao entendimento de onde o servidor quer chegar e qual o caminho que precisa percorrer para alcançar seus objetivos.
O feedback pode ser considerado como uma resposta a um estímulo, sendo oferecida como uma forma de avaliação. No âmbito organizacional, o seu objetivo é levar o profissional ao entendimento de como o seu comportamento foi interpretado ou recebido pelo próximo.
Criado por Marshall Goldsmith, o feedforward significa “olhar para a frente” ou “avançar”. A sua aplicação é baseada na orientação das pessoas sobre as habilidades que devem ser desenvolvidas. Ou seja, a sua função é buscar otimizar o potencial de cada profissional.
É fundamental que a instituição possua canais e políticas de comunicação para os colaboradores, voltada à promoção de melhorias e reconhecimentos.
Uma das grandes diferenças entre feedback e feedforward é o fato da temporalidade. Enquanto o primeiro é voltado a atitudes passadas, o segundo é voltado às ações futuras.
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Feedforward
Com o objetivo de proporcionar o autoconhecimento, alinhar, desenvolver e engajar o profissional, o feedforward é baseado em três pilares:
- Presente;
- Futuro;
- Positividade;
Na gestão de pessoas, o feedforward possui algumas características. Dentre elas, estão:
- Olhar voltado ao futuro utilizando os erros do passado como aprendizado;
- Autoconhecimento;
- Desenvolvimento de talentos, estimulando a reflexão e a busca por melhorias comportamentais e profissionais.
A sua aplicação é pautada em questionamentos que permitem a autorreflexão, como veremos a seguir:
- Quais comportamentos e atitudes você acha que precisa aprimorar ou transformar?
- Quais objetivos você pretende alcançar?
- Se os seus objetivos forem colocados em prática, como você imagina seu futuro?
- Por onde as mudanças devem começar?
Outras ações como acolhimento e apoio às transformações, elaboração de um plano de ação, também fazem parte do processo de feedforward.
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Feedback
O feedback é pautado no comportamento que se deu no passado. Ou seja, primeiro o profissional precisa estar centrado e localizado com o feedback, para, em seguida, ir em alguma direção (feedforward).
Existem alguns tipos de feedback. Vejamos:
- Positivo: O seu objetivo é o elogio a uma atitude e/ou comportamento que teve um impacto positivo na organização.
- Construtivo: Tem como objetivo abordar algum comportamento e/ou atitude com impacto negativo e que pode ser aprimorado.
Eles deverão ser realizados em um contexto de segurança e confiança entre líder e liderado, possibilitando maior engajamento e motivação no ambiente organizacional.
O feedback construtivo possui alguns elementos, sendo eles:
-
- Contexto: É preciso entender a situação que originou o feedback;
- Comportamento: É necessário explicitar o comportamento que originou a reação ou causou impacto;
- Impacto: É preciso explicar em qual aspecto determinado comportamento impacta você e as consequências que você apreende daquilo;
- Expectativa: Trazer possíveis saídas para a mesma situação futuramente.
O feedback deverá ser dado logo em seguida do fato, para que a situação ainda esteja na memória dos envolvidos. Porém, deve-se atentar para que ele não seja dado em momentos que se esteja emocionalmente tomado pela situação.
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Outra prática recomendada é fugir da técnica em que se insere uma crítica entre dois elogios. É importante lembrar que nem todo mundo prefere o feedback positivo. Quanto mais especialista o profissional se torna, maior a necessidade de receber feedbacks construtivos.
Neste artigo abordamos a diferença entre feedback e feedforward, além dos seus conceitos e dicas para colocá-los em prática.
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