Mindset Inovador

Mindset inovador: Entenda sua importância na gestão pública!

Atualmente, muito se fala em transformação digital. Em conjunto, tanto em setores da iniciativa privada, quanto da administração pública, a cultura do mindset inovador vem sendo explorada pelos gestores na busca pela otimização dos processos internos.

Mas, você sabe que existem dois tipos de mindset? São eles: Mindset Fixo e de Crescimento. É importante entender o conceito de ambos para que a implementação da cultura inovadora seja realizada de forma eficaz em sua instituição!

Porém, antes de avançarmos, é bom termos em mente que uma organização só é inovadora, se as pessoas que a compõem também forem. É aí que o mindset inovador entra em cena.

Vamos entender melhor sua aplicação?

Continue conosco!

O que é Mindset Inovador?

O termo “mindset” tem sua tradução para a língua portuguesa como “Mentalidade” e o seu conceito na psicologia é voltado à forma como as pessoas lidam com o sucesso, fracasso, ou ainda, a forma como elas enxergam o mundo à sua volta.

É válido ressaltar, também, que ele está ligado à crenças, atitudes e limitações que podem ser úteis para alcançar o sucesso ou o fracasso.

Com a evolução da transformação digital ao longo dos anos e as rápidas mudanças que desafiam as organizações, a expressão “Mindset Inovador” vem sendo valorizada pelos gestores.

Mas, afinal, o que é mindset inovador?

Como vimos, o mindset tem a ver com a forma como o indivíduo enxerga as coisas. O mindset inovador é baseado em um pensamento que busca por soluções inovadoras para os problemas existentes.

Entre as suas características e influência no time, podemos destacar:

  • Motivação e bem-estar das equipes de trabalho;
  • Flexibilidade para aprender coisas novas;
  • Disposição para participar de mudanças e correções;
  • Profundidade na análise das causas dos problemas;

Entre outras.

Ao longo da vida passamos por várias transformações que também são refletidas na nossa forma de pensar e agir. Sendo assim, existem dois tipos de mindset: Fixo e o de Crescimento, vamos entendê-los!

mindset inovador

Mindset Fixo

Os indivíduos com este tipo de mentalidade costumam acreditar que o único responsável pelo sucesso é o talento. Ou seja, na visão das pessoas que possuem o mindset fixo, as habilidades não podem ser desenvolvidas e também não é preciso esforço, bastando apenas ter talento.

De acordo com a pesquisadora Carol Dweck, quando uma pessoa possui uma mentalidade fixa, acredita que as suas habilidades básicas, inteligência e talentos, são características que nasceram com a própria pessoa e isso é tudo o que ela tem.

Porém, no Mindset de Crescimento a visão é outra. Vejamos:

Mindset de Crescimento

Por outro lado, temos o mindset de crescimento que traz uma visão contrária e positiva. As pessoas que possuem este tipo de mentalidade, acreditam que por meio da dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer.

O aprendizado com os erros, desenvolvimento de novas habilidades são facilitadores para alcançar o objeto almejado. É importante lembrar que habilidades e competências podem ser aprimoradas em quaisquer áreas, seja na vida profissional ou pessoal.

Diferenças entre Mindset Fixo e de Crescimento

Vimos que os dois tipos de mentalidade são praticamente opostos. Ainda assim, existem algumas diferenças entre eles, que podemos destacar:

 

  • Crenças

Mindset fixo: proporciona uma crença limitante e imutável. Já o mindset de crescimento crê que o resultado é fruto do esforço e trabalho intenso.

 

  • Limitações

Mindset fixo: os indivíduos traçam limitações na própria mente e, por isso, não tentam e nem conseguem evoluir. Já na mentalidade de crescimento, tudo pode ser uma motivação para ir além, em busca de um objetivo profissional ou pessoal.

 

  • Postura

Em relação à postura, o mindset fixo induz a pessoa a acreditar que não consegue desenvolver novas habilidades, além das quais ela já possui. No mindset de crescimento, sempre existe espaço para a evolução.

Mindset Inovador: Entenda sua importância na gestão pública

Agora que conhecemos o conceito de mindset e os tipos existentes, vamos entender a importância de cultivar o mindset inovador nas instituições.

A transformação digital vem ocorrendo há alguns anos. Este cenário mostra a importância dos fluxos organizacionais nas instituições públicas, organização dos times e a importância da otimização dos processos internos que impactam diretamente o cidadão com a qualidade dos serviços prestados.

O termo mindset inovador vem ganhando destaque já que o seu desenvolvimento promove melhorias na instituição e melhor estruturação dos processos internos.

 É importante que a alta administração tenha como um dos focos, a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, para tornar a cultura inovadora mais presente na organização, já que para criar o modelo mental inovador, é preciso saber como identificar os problemas e resolvê-los.

Conheça, a seguir, as 4 dimensões do Mindset Inovador:

Mindset inovador

1.Otimismo pragmático

 Para que o indivíduo exerça uma mentalidade inovadora, é preciso criar sem medo de falhar. Quando ele assume uma postura autocrítica e negativa, perde a capacidade de criar ideias inovadoras. Ou seja, a autocrítica e a negatividade matam a criatividade. A dica é aprender a crer, antes de ver!

2.Mentalidade de Crescimento

O primeiro passo para desenvolver a mentalidade de crescimento é aceitar o fato de que a inovação é uma competência que pode ser desenvolvida e praticada diariamente. Para ser uma pessoa inovadora com sucesso, primeiro é preciso estar disposto a inovar a si mesmo.

3.Diversidade

Outro ponto que merece destaque na inovação é a diversidade. As pessoas inovadoras a cultivam em vários aspectos, como por exemplo: diversidade geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

4.Abertura ao risco

Esta é uma das dimensões mais importantes do mindset inovador e refere-se à disponibilidade para correr riscos. As pessoas inovadoras aprendem a conviver com o erro de forma controlada e inteligente entendendo que os ganhos e aprendizados de longo prazo compensam possíveis perdas de curto prazo.

Na organização, deverá ser cultivado um ambiente de segurança psicológica onde os erros podem ser discutidos de forma aberta e natural.

Neste post você entendeu os conceitos de Mindset Fixo e de Crescimento, respectivamente, além de conhecer o mindset inovador e a importância da sua aplicação na gestão pública. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Conheça o Ergon, nosso sistema de gestão de pessoas e folha de pagamento voltado ao setor público e otimize sua organização. Basta acessar nosso site e conhecer as funcionalidades da solução. Agende uma conversa com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Gestão de PessoasPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.