Humanização no setor público

Humanização no setor público: Descubra a importância de adotá-la em sua instituição

Para que as instituições funcionem de forma eficiente, adotar a humanização no setor público é fundamental. Os servidores são os principais responsáveis pelo bom funcionamento da organização e pelo andamento das demandas dos cidadãos.

Sendo assim, realizar ações voltadas à promoção da cidadania, integração, sensibilização e à motivação dos gestores, servidores e usuários, permite a humanização do setor e na consequente melhora dos atendimentos.

Neste artigo você vai entender a importância de implementar a política de humanização no setor público, além de conferir algumas atividades que devem ser desenvolvidas por órgãos ou entidades que integrem ou venham a integrar a rede estadual de humanização e muito mais.

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Humanização no setor público: entenda!

As organizações do setor público ou da iniciativa privada, vêm passando por constantes transformações. As mudanças que podem ser sociais, econômicas, políticas e/ou tecnológicas, requerem altos padrões de competitividade que podem ser extensos à nível global.

Porém, para alcançar os altos padrões, é preciso não só pensar, como também realizar ações voltadas à atração, retenção e ao desenvolvimento dos profissionais. 

Durante o exercício das suas atividades nas instituições públicas, os servidores são pautados pelo cumprimento de normas rigorosas, aliadas aos rituais burocráticos e formais. 

Assim, é fundamental implementar soluções que tornem os processos internos mais ágeis e flexíveis, de modo que haja a possibilidade de adaptação a novos desafios e demandas. 

Isso quer dizer que, no processo de gestão de pessoas no setor público, é interessante que os líderes e gestores adotem a gestão de forma mais democrática e participativa, de maneira a desenvolver as competências e satisfazer as necessidades dos servidores e colaboradores.

A humanização do setor público pode ser definida como o processo de tornar algo mais humano e respeitoso, pautado pela ética profissional e pela empatia.

Lei nº 3.356 de 18 de dezembro de 2017

A Lei  nº 3.356 de 18 de dezembro de 2017 sancionada no Estado do Acre, institui a política estadual de humanização da gestão pública para a administração pública.

Em seu art 1º, reforça a finalidade voltada à promoção da cidadania, integração, sensibilização e motivação dos gestores, servidores e usuários, focando na humanização do servidor e promovendo, consequentemente, a melhoria do atendimento ao cidadão.

Já no 2º parágrafo, a Lei define algumas atividades a serem desenvolvidas pela diretoria de humanização da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa – SGA e, também, por outros órgãos ou entidades, que integrem ou venham a integrar a rede estadual de humanização, responsável pela política de humanização do Estado.

Confira, a seguir, algumas das ações mencionadas:

  • Incentivo para que o ambiente e a prestação do serviço público se tornem mais humanizados;
  • Ações que promovam a interação entre todos os órgãos e entidades do Poder Executivo;
  • Ações que estimulem, sensibilizem e motivem gestores, servidores e usuários para tornar o serviço público mais humanizado;
  • Realizar ações voltadas à promoção do relacionamento interpessoal, da comunicação e do atendimento interno e externo de forma mais humanizada;
  • Inserção no cotidiano das entidades e órgãos, de práticas motivacionais e de melhoria da qualidade de vida no trabalho, incluindo as atividades artístico-culturais e sócio-interacionais;
  • Estímulo do senso de pertencimento dos servidores em relação ao serviço público, entidades e órgãos, construindo atitudes como ética, proatividade, empatia, cooperação, protagonismo, respeito à diversidade e responsabilidade social, cidadã e ambiental, entre outros.

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É válido ressaltar o papel social da instituição pública, que é voltado à prestação de serviços com qualidade, responsabilidade pelo atendimento ao público e a economia de seus recursos, sem deixar de lado os princípios fundamentais como:

  • Legalidade
  • Impessoalidade
  • Moralidade
  • Publicidade
  • Eficiência

Inovação e humanização no setor público

Surgida na esfera governamental, a reforma administrativa pode ser vista como uma ferramenta utilizada em busca de mudança, inovação e qualidade no setor público, por meio de ações implementadas de forma estratégica, visando a atração, retenção e o desenvolvimento dos servidores.

Existem três modelos da gestão pública, a saber:

  • Patrimonialista: Com vigência até o final do século XIX, a corrupção e o nepotismo eram dominantes na administração. O aparelho do Estado funcionava como extensão do poder do soberano e havia muita centralização e hierarquia.
  • Burocrática: Com vigência no início do século XX, este modelo é baseado em regras e normas. Ele busca a eficiência por meio dos princípios de impessoalidade, formalidade e profissionalismo.
  • Gerencial: Já o modelo gerencial tem sua vigência na segunda metade do século XX e é baseado na flexibilidade para combater a rigidez burocrática, reduzindo custos por meio da qualidade vs produtividade. Aqui, há autonomia do administrador com delegação de autoridade, e fixação de metas e objetivos.

Confira algumas práticas para promover a humanização no setor público:

  • Incentive uma gestão mais participativa;
  • Melhore o ambiente de trabalho;
  • Pratique o acolhimento;
  • Defenda os direitos dos servidores públicos e da população;
  • Leve queixas e reclamações a sério.

Neste artigo você entendeu a importância da humanização no setor público, além de conferir dicas para tornar sua gestão mais humanizada.

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